Uma professora da rede pública estadual foi vítima de agressão física por parte de uma aluna na Escola Estadual Raimundo Alencar Leão, em Guaraí, nesta semana. Andreia Valadares Pinto, a docente agredida, registrou um boletim de ocorrência na 7ª Central de Atendimento da Polícia Civil de Guaraí.

De acordo com o relato feito pela professora no boletim de ocorrência, a agressão aconteceu após ela impedir que a estudante deixasse a sala de aula. A aluna, então, reagiu com um soco no braço da docente e a empurrou. Além disso, a professora ainda foi ameaçada pela estudante, que fora da escola, iria furá-la com um canivete.

Em estado de choque, a educadora afirmou que não se sente capaz de continuar lecionando para a turma onde o incidente ocorreu.

O caso está sendo acompanhado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet), com o apoio da presidente regional da entidade em Guaraí, Iolanda Bastos. A presidente informou que o sindicato está em contato com a direção da escola para oferecer o suporte necessário à professora.

O Sintet também comunicou que sua assessoria jurídica, junto com a direção regional, prestará total acompanhamento ao caso. A denúncia foi trazida ao conhecimento do sindicato logo após o lançamento de uma campanha nas redes sociais, na manhã desta terça-feira, 8, incentivando os profissionais da educação a denunciarem qualquer tipo de violência nas instituições de ensino.

“O Sindicato combate veementemente as práticas de assédio e todas as formas de violência nas escolas. Buscamos tratar todos os casos com a devida atenção e vamos cobrar da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) as medidas necessárias para evitar que situações como essa voltem a acontecer, sempre defendendo que o profissional da educação não seja responsabilizado, mas sim resguardado em seu direito a um ambiente de trabalho saudável”, afirmou José Roque Santiago, presidente estadual do Sintet.

Em nota enviada ai Jornal Opção Tocantins, a Seduc informou que a unidade escolar adotou os procedimentos de segurança necessários e a estudante já vinha sendo acompanhada pela Equipe Multidisciplinar.

Confira a nota completa na íntegra:

Nota à Imprensa

Data: 9 de abril de 2025
Assunto: Episódio de agressão em escola de Guaraí

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que está acompanhando o caso ocorrido na Escola Estadual Raimundo Alencar Leão, em Guaraí.

A unidade escolar adotou os procedimentos de segurança necessários e a estudante já vinha sendo acompanhada pela Equipe Multidisciplinar. A Pasta ressalta que não houve registro de outros episódios de agressão anteriores ao relatado.

A estudante reside em uma Casa de Acolhimento Institucional, vinculada à Assistência Social, em razão de sua situação de vulnerabilidade social e emocional. As informações sobre o caso foram encaminhadas ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, que dará o suporte adequado.

A professora está recebendo apoio da equipe gestora e da equipe multidisciplinar da escola.

A Seduc prima pelo ambiente de construção de paz na escola e pelo desenvolvimento das competências socioemocionais, para que todos os profissionais e estudantes possam superar os conflitos. A Pasta atua para que a situação descrita seja resolvida com diálogo, acolhimento e responsabilidade, preservando os direitos da estudante e da professora.