Projeto da UFT será apresentado em seminário internacional sobre metodologias transformadoras
27 novembro 2024 às 12h58
COMPARTILHAR
O projeto “Transformando Conhecimento em Inovação: cultura, memória e arte”, vinculado ao Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo (Opaje) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), estará presente no XVIII Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AmLat. O evento ocorre na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, e aborda o tema central “Comunicação, saúde, cidadania e meio ambiente: perspectivas transdisciplinares”.
A apresentação está programada para esta quinta-feira, 28 de novembro, e trará reflexões sobre o tema “Povos originários e comunidades tradicionais no Tocantins: construindo cultura”. Serão apresentados dados coletados em visitas realizadas entre setembro e outubro a comunidades indígenas e quilombolas do Tocantins, no contexto da Busca Ativa da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Essas iniciativas resultaram na inscrição de projetos culturais em editais da PNAB, visando à valorização e preservação das tradições locais.
A mesa de apresentação contará com a participação do coordenador do projeto, professor doutor Gilson Porto; da pró-reitora de Extensão da UFT, professora Maria Santana; e dos coordenadores das equipes Central e Norte, Adriano Alves e Leonardo Pinheiro.
Realizado entre 25 e 29 de novembro, O XVIII Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras reúne pesquisadores de diversos países da América Latina, como Brasil, Venezuela, Chile, Equador e Argentina, além de representantes de Portugal e Espanha. Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM/UFRN), em parceria com a Rede AmLat, o evento busca discutir a transdisciplinaridade como ferramenta de integração acadêmica e científica.