Queimadas afetam mais de 10 milhões de pessoas no Brasil: Tocantins está entre os estados mais impactados
15 setembro 2024 às 11h56
COMPARTILHAR
Desde o início de agosto de 2024, o Brasil tem enfrentado um dos piores cenários de queimadas florestais de sua história, com mais de 10,1 milhões de pessoas afetadas diretamente. Tocantins, com todos os 139 municípios em situação de emergência, é o segundo estado mais impactado, ficando atrás apenas de Mato Grosso, com 141 municípios afetado. Segundo dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o número de afetados é 2.500 vezes maior do que no mesmo período do ano anterior. O número é conservador pois leva em consideração apenas aqueles diretamente afetados pelos incêndios, e não a população total dos municípios.
Além dos impactos diretos, como a perda de moradias e a interrupção de serviços básicos, os incêndios têm prejudicado a saúde pública, sobrecarregando os sistemas municipais de saúde com aumento de atendimentos emergenciais e piorando a qualidade do ar. Outro setor fortemente atingido é a agricultura, com prejuízos que já ultrapassam R$ 1,1 bilhão desde agosto, comprometendo colheitas e a produção pecuária, uma atividade importante para o estado de Tocantins.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkosk, enfatizou a necessidade de medidas de prevenção mais eficazes e destacou a proposta da PEC do Clima, que visa criar um sistema interfederativo de combate às mudanças climáticas, com um fundo de R$ 30 bilhões para prevenir desastres naturais. “Se o Brasil não enfrentar a situação com diálogo e atuação interfederativa, o dia a dia dos gestores municipais será sempre decretar emergência”, alertou Ziulkosk.
Tocantins, que já vem sofrendo com a estiagem e a seca prolongada, agora enfrenta um agravamento com os incêndios florestais, colocando em risco a biodiversidade e afetando diretamente a vida de mais de 1,5 milhão de habitantes.