Os contribuintes que utilizam a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda precisarão esperar um pouco mais neste ano. A Receita Federal informou que os dados completos dessa modalidade só estarão disponíveis a partir de 1º de abril.

A declaração pré-preenchida existe desde 2014, mas ganhou popularidade recentemente com a integração à plataforma gov.br. Em 2021, apenas 1% dos contribuintes usava essa opção, enquanto no ano passado o número saltou para 41%. Para este ano, a expectativa da Receita é que 57% das declarações sejam enviadas dessa forma.

Como fazer a decalaração pré-preenchida

A declaração pode ser feita de duas maneiras: baixando o programa no computador ou acessando o sistema online pelo site ou aplicativo da Receita Federal. No caso do preenchimento online, é necessário acessar o gov.br com CPF e senha para visualizar a área “Meu Imposto de Renda”. No momento, a declaração de 2025 aparece como não entregue e não permite avanço no preenchimento até a liberação completa dos dados.

Desafios técnicos

Segundo o supervisor do Imposto de Renda em São Paulo, Ricardo Ribeiro, a liberação da pré-preenchida será feita em duas etapas devido a desafios técnicos. Ele explica que quem quiser entregar a declaração logo poderá completar as informações manualmente, mas também pode aguardar até que todos os dados estejam disponíveis.

Apesar da espera, a Receita Federal reforça que aqueles que usarem a declaração pré-preenchida terão prioridade na fila da restituição, especialmente se optarem por receber via PIX.