O advogado e político Laurez Moreira (PSD), natural de Dueré, assume como governador em exercício do Tocantins. Vice-governador desde 1º de janeiro de 2023, ele acumula décadas de experiência na política estadual e municipal, incluindo mandatos como vereador, deputado estadual e federal, além de duas gestões como prefeito de Gurupi. A assunção ao cargo ocorre após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que afastou Wanderlei Barbosa (Republicanos) por 180 dias, no contexto da “Operação Fames-19”. A posse de Laurez foi conduzida em Palmas pelo ministro Mauro Campbell, relator da operação, em audiência realizada na sede da Justiça Federal, nesta quarta-feira, 3.

Laurez da Rocha Moreira nasceu em 3 de julho de 1957, em Dueré, no interior do Tocantins, filho de Laurinda Rocha Moreira e Juarez Rodrigues Moreira, um dos fundadores do município. Advogado formado pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas das Faculdades Integradas de Uberaba (Fiube), em Uberaba (MG), e pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, em Goiânia (GO), Laurez também possui pós-graduação em Política e Estratégia Nacionais pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), em convênio com a Universidade do Tocantins (Unitins).

Pai de três filhos, iniciou sua militância política ainda na universidade, onde presidiu o diretório estudantil. Desde então, construiu uma trajetória que abrange cargos legislativos e executivos em diferentes esferas, com atuação destacada no Tocantins, no município de Gurupi e no Congresso Nacional.

Mudança de partido

No último dia 25 de agosto, Laurez Moreira formalizou sua filiação ao PSD, partido liderado no Tocantins pelo senador Irajá Abreu, deixando o PDT após anos de atuação na legenda. O anúncio foi feito pelo próprio senador em vídeo divulgado nas redes sociais, ao lado do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, de Laurez e de Iratã Abreu, irmão de Irajá. 

Com a mudança, Laurez passa a integrar o grupo político da senadora Kátia Abreu (PSD) e assume a presidência estadual do PSD.

Carreira política

Ao longo da carreira política, Laurez Moreira exerceu diversos cargos. Iniciou como vereador em Dueré entre 1983 e 1988, onde também presidiu a Câmara Municipal. Foi eleito deputado estadual do Tocantins por três mandatos consecutivos, de 1995 a 2007, e ocupou a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Turismo entre 1995 e 1996. Na esfera federal, exerceu dois mandatos como deputado, entre 2007 e 2012. Também foi prefeito de Gurupi por dois mandatos consecutivos, de 2013 a 2020.

Durante sua trajetória, Laurez Moreira desenvolveu iniciativas em diversas áreas da gestão municipal em Gurupi. Na saúde, construiu oito Unidades Básicas de Saúde, dois Centros de Atenção Psicossocial, o Centro de Reabilitação Física e Intelectual, o Centro de Especialidades Odontológicas e implantou Academias da Saúde. Além disso, inaugurou a primeira Clínica da Mulher do Tocantins, reformou todas as unidades de saúde e ampliou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), criando ainda o Centro de Triagem para Covid-19.

Rompimento

Com rumores do início do rompimento, em dezembro de 2024, a relação entre o governador Wanderlei Barbosa e o Laurez Moreira se tornou mais tensa com a apresentação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 02, conhecida como “PEC do Laurez”. A emenda sugeria a inclusão do parágrafo 7º ao artigo 39 da Constituição Estadual, permitindo que o governador permaneça no exercício do cargo durante viagens oficiais de até 15 dias, independentemente de serem realizadas no Brasil ou no exterior. A iniciativa foi interpretada como uma estratégia para reduzir a influência de Laurez no Governo.

Desde então, Laurez passou a enfrentar diversas medidas que demonstraram quebra na relação. Entre elas, foram a exoneração de aliados de cargos estratégicos, além da retirada de benefícios administrativos, como o uso de viagens aéreas oficiais e do cartão corporativo. Apesar dessas adversidades, Laurez manteve um posicionamento discreto, evitando comentar publicamente as ações do governador que impactaram sua atuação no governo.