O programa Inova Cerrado financiará iniciativas e propostas de negócios inovadores na área da bioeconomia, centrados no bioma Cerrado. Além do Tocantins, serão contemplados projetos em fase inicial de concepção nos estados da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Piauí.

André Aires, analista do Sebrae, explica que não é obrigatório que os participantes do edital sejam empresas formalizadas com CNPJ. No total, serão selecionadas 30 propostas do Tocantins, as quais receberão treinamento e orientação por cerca de três meses, além de concorrerem a uma premiação de até R$ 15 mil por ideia inovadora. O objetivo é criar novas oportunidades de negócios, agregar valor às empresas já existentes no estado e fortalecer o ecossistema da bioeconomia, através de práticas inovadoras e sustentáveis. O intuito é conectar empreendedores às necessidades do novo perfil de consumidor.

Este edital é parte da estratégia do Sistema Sebrae, voltada para incentivar, apoiar e desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras relacionadas ao bioma Cerrado. Estas devem ter como base o compromisso direto ou indireto com a preservação ou uso sustentável dos recursos da biodiversidade e da capacidade produtiva desse importante bioma.

A iniciativa oferece suporte a projetos que se concentrem na preservação, conservação ou uso sustentável dos recursos naturais do bioma, com aplicações nas seguintes áreas: Agricultura e Pecuária; Alimentos e Bebidas; Bioenergia e Biocombustíveis; Casa e Construção; Comunicação e Entretenimento; Ecoturismo; Floresta; Fármacos, Fitoterápicos e Nutracêuticos; Higiene, Perfumaria e Cosméticos; Logística e Mobilidade; Moda e Design; Químicos e Novos Materiais; Tecnologia da Informação, entre outros.
 As inscrições do edital Inova Cerrado – Módulo de Ideação são gratuitas e estão abertas até o dia 25 de agosto, no site programas.sebraestartups.com.br/in/cerradoid2024.