Secretário de Desenvolvimento Econômico repercute boa colocação da capital no Mapa da Desigualdade
28 março 2024 às 09h32
COMPARTILHAR
Após a divulgação da boa colocação de Palmas no Mapa da Desigualdade, estudo feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) que mostrou a capital em quarto lugar entre todas do país com menos desigualdade social, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Tom Lyra, repercutiu a posição do município no ranking.
O levantamento considera 40 indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que cobrem diversas áreas de atuação da administração pública, como saúde, educação, segurança pública, mobilidade, infraestrutura urbana e várias outras que dizem respeito ao cotidiano das pessoas. Confira a matéria completa.
Em entrevista ao Jornal Opção Tocantins, Lyra destacou que é motivo de muito orgulho para a gestão estar bem colocada no Mapa, ao lado de capitais que são referência, como Florianópolis (RS), Curitiba (PR) e Belo Horizonte (MG). “Eu acho que isso é motivo de muito orgulho, porque envolve a gestão da prefeita Cinthia, envolve todos os secretários e dentro dessa engrenagem de organização, cada um dentro da sua atribuição, consegue fazer a entrega para que ocorra resultados”, afirmou.
Segundo o secretário, o bom posicionamento é consequência do resultado de uma política de governo focada no desenvolvimento da economia, educação, assistência social e outros. “A boa colocação atribuo muito a questão da geração de empregos e da segurança política que o governo Cinthia Ribeiro tem proporcionado, não só ao empresário mas também ao MEI. No último ano, nós figuramos entre a capital brasileira que mais gerou empregos de carteira assinada, ou seja, nós ganhamos de São Paulo e de outras cidades que historicamente são berços importantes da área de geração de emprego.
Para Lyra, isso traduz que o indivíduo, ao estar dentro do mercado de trabalho de maneira formal, consegue ter uma qualidade de ganho para proporcionar essa dignidade social a si e aos seus entes queridos. “E esses ganhos ocorrem em diversas áreas. Nesse aspecto, acho que essas ações são muito importantes e contribuem de forma significativa para o resultado que aparece agora através das pesquisas”.
O gestor explica que na análise da atual administração municipal liderada pela prefeita Cinthia, observa-se a regularização de todos os ambulantes, feirantes e camelôs. Ele menciona que a regularização foi necessária devido à ausência de licenças de trabalho desde 2009, resultando em licenças vencidas. Para Lyra, ao conceder as licenças, proporciona-se um conforto psicológico e uma sensação de segurança aos trabalhadores, o que é fundamental para alcançar resultados positivos.
“Os vendedores ambulantes e os microempreendedores individuais que atuam nas feiras, ao pagarem impostos sobre seus produtos, contribuem para uma cadeia econômica que beneficia tanto o Estado quanto o município. Essa circulação de impostos permite que o governo local promova ações que fortalecem a estrutura dessa cadeia econômica, como evidenciado pelo quarto lugar conquistado nesta pesquisa”.
Lyra compreende que essa conquista passa por diversas áreas. “Em Palmas, o industrial se sente seguro para fazer os seus investimentos; o comércio, que já foi um dos grandes geradores de emprego da nossa cidade, hoje ainda é importante, mas desponta como uma área de crescimento também significativo. Então, eu acredito que tudo isso gera esse resultado e consequentemente, podemos acreditar que o resultado do trabalho de todos os secretários demonstra que nós estamos no rumo certo. É exatamente esse objetivo. A função pública não tem outra função senão proporcionar bem-estar, saúde, educação, segurança e acima de tudo crescimento da economia”, finaliza.