Autoridades brasileiras iniciaram nesta segunda-feira, 19, uma missão internacional no Japão com foco na inovação tecnológica no setor de transportes. A iniciativa é promovida pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo Sest/Senat. Entre os integrantes da comitiva está o vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes.

Relator do Projeto de Lei 2338/2023, que trata do marco legal da Inteligência Artificial no Brasil, Eduardo Gomes é um dos representantes brasileiros convidados para dialogar com instituições e especialistas japoneses sobre os avanços e desafios relacionados à digitalização dos serviços de transporte.

Segundo o senador, a troca de experiências pode contribuir para o desenvolvimento de soluções no Brasil. “O Japão tem um histórico de excelência em transporte, tecnologia e integração urbana. Ao conhecer de perto essas experiências, podemos colaborar para que o Brasil avance na digitalização dos serviços logísticos, no uso ético da inteligência artificial e na construção de um modelo de transporte mais sustentável, eficiente e inclusivo”, afirmou Eduardo Gomes.

A delegação conta com representantes de diferentes áreas, incluindo o presidente da CNT, Vander Costa; o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo; o senador Veneziano Vital do Rêgo; os deputados federais Lucas Ramos e Gilberto Abramo; o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Zandia; a diretora executiva nacional do Sest/Senat, Nicole Goulart; e o vice-presidente da CNT, Eudo Laranjeiras.

Antes do início oficial das atividades, os participantes realizaram uma imersão cultural na cidade de Kyoto. A programação da semana inclui aulas, workshops e visitas técnicas com temas como inteligência artificial generativa, logística digital, ética, sustentabilidade e modelos de negócios inovadores. Nos dias 22 e 23, a comitiva participará da Expo 2025 Osaka, evento voltado à tecnologia e ao urbanismo sustentável.