Em Nova Olinda, região centro-norte do Tocantins, um carregamento de 7 mil quilos de peixe sendo transportados de forma inadequada foi interceptado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã desta quarta-feira, 1º, por volta das 10h40.

Durante uma patrulha na altura do km 216 da BR 153, os agentes da PRF avistaram um caminhão Vw/Bmb 24.250 Cnc parado no acostamento devido a uma falha mecânica. Ao inspecionarem o veículo, descobriram que ele estava carregado com peixes (originários de Colômbia/SP e destinados a Belém/PA) e que o sistema de refrigeração do baú estava desligado, causando vazamento de água.

Conforme a PRF, uma verificação mais detalhada revelou que a carga não estava devidamente lacrada e não possuía gelo suficiente para manter a temperatura adequada. Após uma inspeção da equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (ADAPEC), para a PRF ficou evidente que a mercadoria estava em condições sanitárias impróprias para consumo.

Com base nessas constatações, foi suspeitado inicialmente que houve a prática do crime de comercializar, armazenar para venda ou expor à venda, ou de qualquer maneira, oferecer matéria-prima ou mercadoria em condições inadequadas para o consumo. O veículo com a carga foi encaminhado à ADAPEC para os procedimentos legais.