Sisu terá 1.146 vagas no Tocantins, confirma Ministério da Educação
12 janeiro 2024 às 12h32
COMPARTILHAR
No Tocantins há 1.146 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) voltadas para instituições públicas de educação superior, o que corresponde a 0,4% do total do país, conforme o Ministério da Educação (MEC). As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 22 e 25 de janeiro.
Os interessados em tentar uma vaga devem se inscrever no prazo indicado por meio do Portal Único de Acesso. Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, usados na seleção, serão divulgados em 16 de janeiro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As vagas oferecidas no Sisu são para cursos com início das aulas previsto para o primeiro e o segundo semestre de 2024, de acordo com os Termos de Adesão assinados pelas instituições.
Segundo o MEC, as vagas serão preenchidas exclusivamente segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem 2023. O candidato não pode escolher em qual semestre vai ingressar, porque isso depende da classificação no curso pretendido, mas concorre às vagas do ano inteiro com uma única inscrição.
Além disso, todos os candidatos selecionados dentro das vagas disponíveis para a chamada regular devem realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital. Para participar do Sisu 2024, é necessário que o candidato tenha participado da edição de 2023 do Enem, não tenha zerado a prova de redação e não tenha participado do exame como treineiro.
Conforme o MEC, outra novidade é a adoção das alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Assim, todos os candidatos inscritos no Sisu nessa modalidade serão classificados conforme seu desempenho no Enem e seu perfil socioeconômico, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, caso não sejam selecionados nela, serão classificados nas reservas da Lei de Cotas que seu perfil socioeconômico atenda. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior.