A taxa de desocupação no Tocantins alcançou o menor patamar desde o início da série histórica, que começou em 2012. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quinta-feira, 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação no Estado caiu de 6% para 4,3% no segundo trimestre de 2024, uma redução de 1,7 ponto percentual.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ressaltou a importância de resultados econômicos positivos e reiterou o compromisso do governo em promover o desenvolvimento e criar oportunidades para a população. “Receber resultados positivos da nossa economia é motivo de satisfação. O nosso compromisso é sempre trabalhar para alcançar mais desenvolvimento para o Tocantins, gerar oportunidades e empregos, atrair investimentos e produzir com foco no bem-estar de todos os tocantinenses”, disse.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, destacou o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), lançado em 2022, como uma das iniciativas que contribuíram para o cenário favorável, atraindo investimentos e gerando empregos no Estado. “Os números divulgados pela Pnad Contínua são motivos de muito orgulho para o Governo do Tocantins. É fruto de um grande trabalho da equipe de governo, que atende às determinações do nosso governador, incluindo o Pics, que tem criado as condições adequadas para que os investimentos privados ocorram no nosso Estado, trazendo oportunidade de emprego e renda para todos os tocantinenses”, afirmou o gestor.

Pnad Contínua

A Pnad Contínua tem como objetivo fornecer informações detalhadas sobre a inserção da população no mercado de trabalho, considerando aspectos como idade, sexo, e nível de escolaridade. Além disso, permite uma análise do desenvolvimento socioeconômico do país por meio de dados anuais e uma cobertura territorial mais ampla, oferecendo informações trimestrais sobre a força de trabalho em nível nacional.