Tocantinense Marinalva Moura vence Prêmio Mulheres das Águas do governo federal na categoria Aquicultura Continental

20 fevereiro 2025 às 08h46

COMPARTILHAR
A produtora de peixe Marinalva Ferreira Moura, que atua há dez anos no Lago de Palmas, foi uma das vencedoras do Prêmio Mulheres das Águas 2024, promovido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). A tocantinense foi premiada na categoria Aquicultura Continental, em reconhecimento ao seu trabalho no setor aquícola. A cerimônia acontecerá no dia 19 de março, em Brasília.
O prêmio tem como objetivo valorizar a atuação de mulheres na pesca e aquicultura em diferentes frentes, contemplando dez categorias, como pesca artesanal, pesquisa e gestão pública ou privada. A premiação acontece anualmente e destaca iniciativas que promovem sustentabilidade, inovação e desenvolvimento econômico no setor.
Marinalva já havia sido premiada em edições anteriores do Prêmio Nacional de Fotografia – Olhares da Aquicultura, também promovido pelo MPA, na categoria Mulheres na Aquicultura. Além da produção de peixes, ela participa ativamente de ações voltadas à aquicultura no Tocantins. É integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas e líder do Parque Aquícola Sucupira. Também já presidiu a Associação de Produtores e Piscicultores Bom Peixe e colaborou em projetos de pesquisa com a Embrapa Pesca e Aquicultura para aprimoramento do cultivo do tambaqui.
Para Marinalva, a premiação representa um incentivo para que mais mulheres ingressem no setor e fortaleçam suas comunidades. “Esses prêmios são um reconhecimento importante do meu trabalho, mas o que realmente me motiva é o impacto que posso causar na minha comunidade”, afirmou.