O Governo do Tocantins começou nesta segunda-feira, 27, a Campanha de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). Esta vacinação é direcionada para crianças com menos de cinco anos de idade que não foram imunizadas ou cujas cadernetas de vacinação estão incompletas. O objetivo é aumentar as taxas de vacinação para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite em todo o país.

Por recomendação do Ministério da Saúde (MS), a campanha ocorre até 14 de junho, com um total de 140.192 crianças sendo o público-alvo no Tocantins neste ano. O “Dia D” de intensificação está marcado para sábado, 08 de junho, com atividades de mobilização em 325 salas de vacinação em todo o estado.

A doença

A poliomielite é uma doença contagiosa que pode afetar tanto crianças quanto adultos, podendo levar à paralisia irreversível dos membros inferiores em casos mais graves. No período entre 2020 e 2024, o Tocantins relatou cinco casos suspeitos de poliomielite, mas nenhum deles foi confirmado.

Prevenção

“A vacinação é a única forma de prevenção e, por isso, convidamos todos os pais e responsáveis a levarem seus filhos e parentes às nossas salas de vacinação, para que possamos continuar mantendo nossas crianças protegidas e seguras para crescerem sem a ameaça do vírus”, disse Diandra Sena, gerente de imunização da SES-TO.

Para o início da campanha, o Ministério da Saúde recomendou que os municípios utilizem, neste primeiro momento, as doses de poliomielite disponíveis em suas centrais de refrigeração, pois as novas doses estão liberadas para retirada nas Centrais de Imunização desde esta segunda-feira, 27, em Palmas, e terça-feira, 28, em Araguaína.

“Até agora, nos primeiros quatro meses deste ano, a cobertura vacinal contra a poliomielite atingiu 97,98% no estado. Nossa meta é alcançar 95% de cobertura entre as crianças de 1 a menores de 5 anos de idade, o que representa mais de 140 mil crianças a serem vacinadas nesta faixa etária”, acrescentou Diandra Sena.

Esquema

O esquema vacinal inclui três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) aos dois, quatro e seis meses de idade, seguidas por duas doses de reforço com a Vacina Oral Poliomielite (VOP) para crianças menores de cinco anos. Para serem vacinadas, as crianças devem estar acompanhadas por um responsável, trazendo consigo documento de identificação e o cartão de vacinação.