Tocantins é o quarto estado do país com mais queimadas em julho

22 julho 2024 às 10h07

COMPARTILHAR
Nos primeiros 22 dias do mês de julho, o Tocantins ocupa a quarta posição entre os estados do Brasil com mais queimadas, conforme os dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), levantados nesta segunda-feira, 22, pelo Jornal Opção Tocantins. No período, foram registrados 22.898 focos de calor, o que corresponde a 10,8% de todos os focos do país.
O primeiro lugar é ocupado pelo Amazonas, com 35.669 focos (16,1%), seguido do Pará, com 34.728 (15,7%), e do Mato Grosso, com 27.046 (12,2%). Juntos, os quatro estados, incluindo o Tocantins, são responsáveis por 54,8% das queimadas do país.
Se os dados forem observados desde o começo do ano até esta data, o estado continua em quarto lugar em número de focos de calor. Nesse intervalo, foram registradas 98.029 queimadas no Tocantins, representando 8,1% de todos os registros do período no Brasil.
Ainda nos primeiros 22 dias do mês de julho, o município de Lagoa da Confusão está na lista dos 30 municípios brasileiros com mais queimadas, registrando 3.449 no período. A unidade de conservação estadual com mais focos é a Ilha do Bananal/Parque do Cantão, com 600 registros. O parque nacional com mais queimadas é o Parque Araguaia, com 2.371 focos. A terra indígena com mais focos é o Parque Araguaia, com 3.302.
Baixa umidade
Além do alto número de queimadas entre todos os estados da federação, o Tocantins também enfrenta, neste momento, baixa umidade do ar, o que torna o ambiente ainda mais propício para incêndios florestais, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta amarelo para a região. Entre as medidas que devem ser adotadas, segundo o Inmet, estão: beber bastante líquido; evitar desgaste físico nas horas mais secas; e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Mais informações podem ser obtidas na Defesa Civil (telefone 199) e no Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Queima controlada proibida
Desde sábado, 20, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) suspendeu a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada em todo o Tocantins. A medida segue até o dia 30 de outubro. Não se aplica às ações de prevenção e combate a incêndios florestais realizadas nas Unidades de Conservação (UCs) e nas comunidades tradicionais do Tocantins, bem como às atividades educativas e à agricultura de subsistência praticada pelas populações tradicionais e indígenas.