Tocantins inicia campanha Dezembro Vermelho com foco na prevenção ao HIV/AIDS e ISTs
02 dezembro 2024 às 11h27
COMPARTILHAR
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) deu início, nesta segunda-feira, 2, à campanha Dezembro Vermelho, voltada para a conscientização, prevenção e combate ao HIV, à AIDS e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante todo o mês, serão intensificadas as ações municipais de prevenção, ampliando o alcance de iniciativas educativas e diagnósticas.
Dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN) e da Ferramenta de Tabulação de Dados (TABWIN) do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) indicam que, de janeiro a novembro de 2024, foram registrados 68 casos de AIDS e 356 de HIV no Tocantins. No mesmo período, também foram notificados 2.034 casos de sífilis adquirida, 809 de sífilis em gestantes e 372 de sífilis congênita. As hepatites virais somaram 139 registros, sendo 5 do tipo A, 75 do tipo B e 59 do tipo C.
De acordo com Karinny Marques, responsável técnica pela área de AIDS na SES-TO, o Dezembro Vermelho é essencial para conscientizar a população sobre o HIV/AIDS e outras ISTs, além de combater o estigma associado à doença. “A campanha é fundamental para aumentar a conscientização sobre o HIV/AIDS e as ISTs. O Dezembro Vermelho busca diminuir o estigma associado ao HIV/AIDS, incentivando as pessoas a realizarem testes de HIV e a buscar tratamento de forma regular. A campanha ajuda a chamar a atenção para a importância da equidade no sistema de saúde”, pontuou.
A servidora Larissa Meneses complementou destacando que a SES-TO promove capacitações para profissionais de saúde, a fim de aprimorar os tratamentos. “A área técnica da SES-TO atua no apoio de estratégias educativas para promover a prevenção ao HIV/AIDS e outras ISTs. Algumas das atividades incluem capacitação de profissionais de saúde, para que estejam atualizados sobre as melhores práticas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Isso pode ser feito por meio de webinários, cursos e materiais de apoio”, explicou Larissa.
A Secretaria de Saúde mantém a distribuição de preservativos e testes rápidos durante o ano inteiro e intensifica a oferta no período carnavalesco. De janeiro a novembro de 2024, foram disponibilizados 1.615.248 preservativos masculinos, 54.350 femininos e 536.524 geis lubrificantes. Além disso, foram entregues 35.376 testes rápidos para HIV, 40.175 para hepatite B, 34.750 para hepatite C, 33.415 para sífilis e 16.000 testes DUO (HIV/Sífilis), conforme informações do Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais (SISLOG).