Tocantins marca presença em reunião com líderes da Cultura dos países do G20, em Salvador
07 novembro 2024 às 12h45
COMPARTILHAR
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) do Tocantins está participando, desde o dia 4, da 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e da Reunião de Ministros de Cultura do G20, evento que reúne representantes de países do G20 e organizações internacionais em Salvador. O encontro ocorre no Centro de Convenções da capital baiana, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e de cerca de 30 delegações de países e entidades globais.
O evento, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) em colaboração com a Unesco e a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), contou com a participação do secretário Tião Pinheiro, titular da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) do Tocantins. Durante o encontro, os representantes do estado se envolveram em discussões sobre temas fundamentais como diversidade cultural, preservação do patrimônio, inclusão social, direitos autorais e as potencialidades da economia criativa.
A 4ª Reunião do G20 de Cultura tem como objetivo abordar questões estratégicas para promover o desenvolvimento cultural sustentável em diversas nações. Entre os tópicos em destaque estão a diversidade cultural e a inclusão social, o impacto dos direitos autorais no ambiente digital, o papel da economia criativa no desenvolvimento sustentável e as melhores práticas para a preservação e promoção do patrimônio cultural.
Para Tião Pinheiro, essa participação é mais uma oportunidade para o Tocantins se engajar nas questões globais de relevância para o setor cultural. “O Tocantins vem participando ativamente das ações que visam fortalecer e fomentar o setor cultural. Além da 4ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) de Cultura e Reunião de Ministros de Cultura do G20, temos aqui também mais uma importante reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Cultura que tratará sobre temas relevantes”, destacou o secretário.
O encontro em Salvador também contou com o Seminário Internacional sobre Cultura e Mudança do Clima, que ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro, reunindo figuras-chave como as ministras da Cultura, Margareth Menezes, do Meio Ambiente, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. O seminário discutiu como a cultura pode contribuir para as questões climáticas, sendo um reflexo do compromisso global para um futuro mais sustentável.
Além da reunião do G20, o evento também abriga o Fórum Nacional de Secretários de Cultura, que acontece de forma paralela, nos dias 7 e 8, no Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho. Durante o fórum, secretários de Cultura de todo o Brasil discutirão temas importantes para o setor, como os desafios da Política Nacional Aldir Blanc, os impactos da reforma tributária nas leis de incentivo à cultura e o processo de construção da Política Nacional das Artes, com lançamentos e atualizações sobre o fomento às artes no Brasil.