A realização de concursos públicos tem ampliado o quadro de servidores efetivos do Estado do Tocantins nos últimos anos. Ao todo, mais de 12 mil vagas foram ofertadas em seleções já concluídas, em andamento ou previstas durante a gestão do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Desse total, mais de 5,5 mil servidores foram convocados, enquanto cerca de 7 mil vagas ainda devem ser preenchidas por meio de certames em curso e programados para 2026, em áreas como Educação, Saúde, Polícia Militar e outros setores da administração estadual.

Na Educação, o concurso realizado em 2023 ocorreu após um intervalo de aproximadamente dez anos sem seleções na área. Desde então, 4.394 profissionais foram convocados em oito chamadas, incluindo candidatos aprovados em cadastro de reserva. A expectativa informada pelo governo estadual é de ultrapassar 5 mil nomeações para a rede estadual de ensino.

Na área da Segurança Pública, o concurso da Polícia Militar realizado em 2021 resultou no preenchimento de 1.000 vagas. Em 2025, teve início um novo certame, com 660 vagas distribuídas entre os cargos de soldado e oficial. O Corpo de Bombeiros Militar também realizou concurso com oferta de 110 vagas, com 118 aprovados em formação. Além disso, o governo estadual informou que está em fase de estruturação um novo concurso para a Polícia Civil.

Outros órgãos da administração estadual também passaram por concursos. Na Agência de Fomento, as 25 vagas ofertadas em seleção anterior foram preenchidas e os aprovados convocados. Um novo processo seletivo está em andamento, com 10 vagas e formação de cadastro de reserva. Na Procuradoria-Geral do Estado, seis procuradores foram empossados após aprovação no 3º concurso da instituição.

Saúde

Na Secretaria de Estado da Saúde, foi autorizado concurso público com previsão de 5.124 vagas, distribuídas em 31 categorias profissionais, incluindo médicos especialistas, enfermeiros e técnicos. O certame será o primeiro realizado para a área após um período de 18 anos sem concursos públicos. A autorização foi anunciada no dia 30 de janeiro.

Sobre a realização de concursos públicos, o governador Wanderlei Barbosa afirmou: “Tenho trabalhado com uma política pública voltada para o fortalecimento e reconhecimento do servidor público, por meio da realização de concurso público em diferentes áreas, sempre visando a eficiência do serviço oferecido à sociedade. Nossa gestão é pautada pelo comprometimento à quem executa as ações, de forma responsável, e à quem recebe atendimento, pois nosso foco é sempre o desenvolvimento do Tocantins como um todo”, destacou o gestor.