O Tocantins contabiliza 42 casos de sarampo notificados até a manhã de quarta-feira, 6 de agosto, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). Os registros incluem 20 em Campos Lindos, 16 em Palmas, três em Porto Nacional, um em Nova Olinda e dois em Araguaína. Do total, 17 foram confirmados em Campos Lindos; 14 casos foram descartados, sendo dois em Porto Nacional, 11 em Palmas e um em Araguaína, e outros 11 seguem sob investigação.

Os casos apresentam histórico de contato com pessoas que estiveram em países com circulação do vírus, segundo a SES-TO. Os pacientes não haviam sido vacinados, manifestaram sintomas característicos da doença e estão em acompanhamento domiciliar.

Os profissionais da vigilância em saúde da SES-TO, desde 19 de julho, atuam em Campos Lindos com ações de contenção, incluindo orientações sobre isolamento e vacinação dos contatos dos casos confirmados. A secretaria também distribuiu notas técnicas com orientações para os setores de vigilância e imunização dos 139 municípios tocantinenses. Entre julho e agosto de 2025, foram aplicadas quase oito mil doses da vacina.