Tocantins tem alerta amarelo de baixa umidade após Palmas registrar a maior temperatura entre capitais brasileiras
12 agosto 2024 às 10h40
COMPARTILHAR
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou neste domingo, 11, que o Tocantins se encontra em alerta amarelo em relação à baixa umidade do ar, onde quatro municípios do estado estiveram listados entre as 100 cidades com umidade mais baixa no país: Araguaçu, Formoso do Araguaia, Paranã, e Mateiros. O alerta segue até às 19 horas desta segunda-feira, 12.
Em relação à temperatura, o Tocantins também apresentou altos índices, registrando 17 municípios entre as 100 cidades mais quentes do país, incluindo o município de Pedro Afonso, que ocupou a sexta posição, e Palmas, que foi a capital com a maior temperatura do dia.
A previsão é de que a baixa umidade e as altas temperaturas se mantenham ou até aumentem nos próximos dias nas regiões central e sul do Tocantins, entretanto, chuvas isoladas e com ventania já estão sendo registradas na região do Bico de Papagaio, devido ao bioma amazônico predominante na região, que se opõe à seca invernal característica do Cerrado brasileiro. Já a umidade, pode variar nos próximos dias entre 20% e 30%, com baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
A recomendação para enfrentar os dias secos é a ingestão de bastante líquido e uso constante de proteção solar, evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.