TRE reabre cadastro eleitoral a partir de 5 de novembro para serviços aos eleitores
01 novembro 2024 às 11h09
COMPARTILHAR
A partir da próxima terça-feira, 5, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) reabrirá o cadastro eleitoral, trinta dias após o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, conforme previsto na Lei das Eleições. Com isso, eleitores e eleitoras tocantinenses poderão acessar serviços presenciais e virtuais para regularizar e atualizar seus dados eleitorais, como emissão do primeiro título, transferência de domicílio e revisão cadastral.
A reabertura do cadastro eleitoral também permite que eleitores emitam certidões de quitação eleitoral, comprovação de filiação partidária, negativa de alistamento eleitoral, entre outros documentos essenciais, disponíveis tanto nos cartórios eleitorais dos 139 municípios quanto no site de autoatendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O cadastro estava suspenso desde 8 de maio para que a Justiça Eleitoral pudesse organizar a logística de votação para o total de 1.171.342 eleitores e eleitoras do Tocantins. Com a reabertura, as informações atualizadas ajudam a Justiça Eleitoral a monitorar o número de eleitores aptos a votar e o local de votação, além de armazenar dados sobre comparecimento às urnas, justificativas eleitorais, transferências de domicílio e possíveis débitos.
Para realizar o cadastro eleitoral, os interessados devem informar dados como nome, endereço e filiação. Essas informações permitem que a Justiça Eleitoral organize a participação democrática e mantenha registros atualizados sobre o eleitorado e seu histórico de votação.