A Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu, nesta terça-feira, 18, a concessão oficial de sua décima patente. O invento, denominado Filtro para Coleta Manual de Leite Humano, é um dispositivo que reduz riscos de contaminação na coleta domiciliar do leite destinado aos bancos de leite humano.

O equipamento foi desenvolvido por um grupo de pesquisadoras da UFT, formado pelas professoras doutoras Renata Junqueira Pereira e Juliana Fonseca Moreira da Silva, além das pesquisadoras Natália Rodrigues Borges e Tainara Pereira Araújo. O projeto teve origem em estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA/UFT) e no Mestrado Profissional em Ciências da Saúde (PPGCS/UFT).

A professora Renata Junqueira explica que o dispositivo foi criado para aumentar a segurança no processo de doação. “O filtro minimiza o risco de contaminação durante a coleta manual do leite humano, especialmente no ambiente domiciliar, onde a doação tem início. Ele pode ser incorporado aos kits distribuídos pelos bancos de leite, melhorando a qualidade do leite recebido pelos bebês”, afirma.

A professora Juliana Fonseca ressalta a possibilidade de ampliação do uso do dispositivo. “A expectativa é que essa tecnologia possa ser recomendada pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, ampliando a eficiência das ações de coleta em todo o Brasil”, diz.

O pedido de patente do Filtro para Coleta Manual de Leite Humano foi protocolado em setembro de 2019 e recebeu agora a concessão oficial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), sob o código BR 10 2019 018422-1. A descrição da patente está disponível na página da Agência de Inovação da UFT (Inovato).

A UFT tem, atualmente, 62 patentes depositadas, das quais 10 já foram concedidas. Além disso, conta com 83 softwares registrados e duas marcas em seu portfólio. A professora Claudia Auler, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da Inovato, destaca a relevância dessa nova patente para o avanço tecnológico da instituição. “A proteção dessa tecnologia é essencial para sua futura transferência ao setor produtivo, garantindo que a sociedade se beneficie das pesquisas desenvolvidas na UFT”, afirma.

A Inovato disponibiliza um catálogo com as tecnologias desenvolvidas na universidade, incluindo um portfólio de patentes. O material pode ser acessado na página da agência.