UFT prevê licitação integrada para construção do hospital universitário de Palmas no segundo semestre de 2025

16 junho 2025 às 16h41

COMPARTILHAR
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) informou ao Jornal Opção Tocantins que prevê para o segundo semestre de 2025 a abertura do processo de licitação integrada que definirá a empresa responsável pela construção do novo Hospital Universitário de Palmas e pelos projetos complementares da unidade.
De acordo com a universidade, o edital será lançado após a conclusão da etapa de definição do perfil assistencial do hospital, atualmente em andamento. Essa fase é considerada essencial para orientar a atualização do projeto arquitetônico, de forma a atender as demandas atuais da rede pública de saúde.
Para viabilizar o processo, a UFT conta com R$ 5 milhões, provenientes de uma emenda de bancada empenhada em 2024, que estão sendo utilizados na contratação da empresa encarregada de revisar o projeto, a partir do diagnóstico situacional realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas.
O projeto faz parte de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a UFT e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em dezembro de 2024, com validade de 12 meses. O documento definiu quatro etapas de trabalho, das quais a primeira, o diagnóstico da rede de saúde , já foi concluída. A licitação integrada será o próximo grande passo do cronograma.
Estrutura prevista
Segundo o projeto, o Hospital Municipal Universitário (HMU) de Palmas terá 400 leitos de internação, sendo 70 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), 16 salas de cirurgia e um Ambulatório de Especialidades com 46 consultórios. A unidade será construída em uma área de 48 mil metros quadrados, na avenida NS-01, quadra ACSU-SO 130, resultado da junção de terrenos doados pelo Governo do Tocantins e pela Prefeitura de Palmas. Na primeira etapa, está prevista a construção de 210 leitos e do Ambulatório de Especialidades.
Doação de terreno
Em fevereiro de 2025, a Prefeitura de Palmas oficializou a cessão de um terreno de 24 mil metros quadrados para a UFT, incorporado à área do hospital. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos durante reunião com o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, e demais autoridades.
Anteriormente, a área havia sido doada ao Estado e repassada para a universidade, mas questões cartoriais devolveram a propriedade ao município, que então formalizou o repasse direto. “O município está comprometido em viabilizar essa estrutura o quanto antes, sem prejuízo à demanda por um hospital de urgência na região sul”, declarou o prefeito durante a doação do terreno.
Parceria
O modelo de gestão do Hospital Universitário já está definido: a UFT será responsável pelo processo de construção, enquanto a administração caberá à Prefeitura de Palmas e a gestão hospitalar ficará sob a gerência da Ebserh, empresa pública federal vinculada ao Ministério da Educação, reconhecida pela gestão de hospitais universitários em todo o país.
Para o reitor Luís Eduardo Bovolato, a implantação do hospital é estratégica para a formação de profissionais de saúde, para o fortalecimento da rede pública e para a população de Palmas. “Estamos projetando Palmas para o futuro. Este hospital atenderá às necessidades da universidade, da saúde pública e da formação técnica e científica de nossos estudantes”, afirmou na época em que o projeto foi lançado.
A expectativa agora é pela conclusão da etapa atual e pelo lançamento da licitação integrada, que permitirá a contratação da empresa para a construção e execução dos projetos complementares da unidade.