UFT seleciona candidatos índigenas, quilombolas, surdos e não surdos para três cursos de licenciatura
22 abril 2024 às 16h11
COMPARTILHAR
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) lançou um edital para a seleção de candidatos para três novos cursos de licenciatura: Intercultural Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação Bilíngue de Surdos. As inscrições estarão abertas de 23 de abril a 12 de maio e serão realizadas online, por meio do site. O processo seletivo será realizado em etapa única, através da Análise Curricular.
O curso de Licenciatura Intercultural Indígena é destinado a indígenas, tanto professores quanto não professores, que desejam obter formação docente. Com duração de 4 anos, será oferecido no Câmpus de Palmas, com um total de 40 vagas.
Já o curso de Licenciatura Bilíngue de Surdos é voltado para professores, surdos e não surdos, de diversas áreas que atuam na educação, além da população surda interessada em obter formação em Educação Bilíngue de Surdos. Com duração de 2 anos, será realizado no Câmpus de Palmas, sendo obrigatória a comprovação de formação em um curso de licenciatura. Também serão oferecidas 40 vagas.
O curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola é destinado à comunidade quilombola, tanto professores quanto não professores, que buscam uma formação específica em educação escolar quilombola. Com duração de 4 anos, será oferecido no Câmpus de Arraias, com um total de 30 vagas.
Os cursos têm como objetivo atender a demanda de formação de indígenas, quilombolas e pessoas surdas. Todos os alunos desses grupos terão direito a uma bolsa mensal de R$ 700,00 durante todo o curso.
Esses novos cursos fazem parte do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade), uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em colaboração com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). Eles têm como objetivo formar professores em licenciaturas específicas para atender às necessidades das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância.
De acordo com a coordenadora do Parfor na UFT, Carolina Machado, esses novos cursos são parte das ações de expansão da universidade ao longo dos últimos 20 anos. Para a coordenadora, a UFT tem ampliado de forma rápida e sustentável a oferta de vagas em cursos de graduação, e os três novos cursos de licenciatura do Parfor são parte desse processo.
Para mais informações, os interessados podem acessar o site da Comissão Permanente de Seleção (Copese).