O vereador Ailton Vieira (Republicanos), que morreu no começo da tarde desta terça-feira, 18, após ter um mal súbito e bater o carro em muro de uma casa em Miranorte, no Setor Jardins, havia assumido a vaga do vereador Toin da Serralheria (Podemos), que também faleceu de covid-19 em abril de 2021, quatro meses após assumir o cargo. Era o segundo mandato de Toin e de Ailton. 

A suspeita é que Ailton tenha tido uma parada cardíaca. Ele tinha 49 anos, já havia sido presidente da Câmara Municipal entre 2017 e 2018 e buscava a reeleição. Toin também foi presidente da Câmara no biênio 2019-2020. Conseguiu se reeleger em novembro de 2020 como o quarto mais bem votado de Miranorte. Na eleição daquele ano, Ailton ficou como primeiro suplente do Podemos. 

Apesar de Ailton ter migrado para o Republicanos, a vaga continua sendo do Podemos. O próximo suplente da sigla é o Professor Chicão (Podemos), que deve assumir a vaga em breve, onde deverá ficar até o fim do ano, antes da entrada dos vereadores que serão eleitos. 

Ailton deixa a esposa e duas filhas e um legado na política de Miranorte, onde era muito querido pela população. Nas redes sociais, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), deputados e senadores lamentaram sua partida.