Vereadora Naiara Miranda se pronuncia sobre intimidação de prefeito de Colinas

16 fevereiro 2025 às 13h17

COMPARTILHAR
Em um pronunciamento neste domingo, 16, a vereadora Naiara Miranda (MDB) expôs sua indignação e tristeza após ser alvo de uma ameaça em um ato em que a considerou violência política de gênero sofrida após declarações do prefeito de Colinas, Josemar Casarin (UB). O episódio aconteceu durante uma sessão na Câmara Municipal de Colinas, no Tocantins, e gerou ampla repercussão nas redes sociais, com apoio da população tocantinense, autoridades e várias figuras políticas do Brasil.
Na ocasião, a vereadora havia anunciado que tomaria uma postura independente dentro da Câmara Municipal, o que aparentemente desagradou o prefeito. Em resposta, durante a reunião seguinte, Casarin disparou: “Se pedir a parte e citar meu nome, eu vou responder. Tu te prepara que aqui a bala pega”, em um tom claramente ameaçador. A fala, que foi registrada na gravação oficial da sessão, foi interpretada como uma ameaça direta à vereadora.
Em seu pronunciamento, Naiara Miranda ressaltou a gravidade do ocorrido e a necessidade de uma postura mais firme em relação à violência política de gênero, que ainda é uma realidade enfrentada por muitas mulheres no cenário político brasileiro. “A política precisa de mais mulheres, mas, acima de tudo, precisa de respeito. Assediar, constranger, humilhar, perseguir ou ameaçar uma mulher na política não é brincadeira”, afirmou, destacando a seriedade com que a situação deve ser tratada.
A vereadora também enfatizou que o ataque a ela não poderia ser banalizado ou minimizado. “Isso não pode ser normalizado. Isso não é brincadeira. Isso é violência política de gênero”, declarou Naiara, reforçando que, mesmo com o vídeo completo da sessão que comprova a ameaça, algumas tentativas de desqualificar o ocorrido começaram a surgir. “Agora tentam dizer que foi apenas uma brincadeira. Tentam minimizar o que aconteceu. Tentam inverter a situação”, relatou a vereadora
Em entrevista ao Jornal Opção Tocantins, neste sábado, 15, o prefeito Josemar Casarin, por sua vez, negou as acusações de violência política de gênero e afirmou que “nunca houve violência, mas sim invenções da oposição. Você sabe o que faz a oposição para tirar vantagem em cima de fatos que não comprovam as acusações”.
Ela também se mostrou preocupada com a persistência desse tipo de violência, questionando: “Até quando mulheres na política precisarão ouvir ameaças como eu? E se fosse com um homem, também diriam que é brincadeira?” Para Naiara, a resposta para essa questão está na mudança de postura da sociedade e das instituições: “Violência política de gênero precisa acabar.”
Por fim, a vereadora se comprometeu a seguir firme na defesa das mulheres e em sua atuação política, destacando a responsabilidade de se posicionar e se defender. “É minha obrigação me defender, porque se eu não me defender, eu não conseguirei defender outras mulheres no exercício do meu mandato”, concluiu.
O caso gerou apoio de diferentes setores políticos, que se manifestaram contra a violência política de gênero e expressaram solidariedade à vereadora Naiara Miranda.