Wanderlei Barbosa discute sobre a dengue no país no Fórum de Governadores com a ministra Nísia Trindade
08 fevereiro 2024 às 15h34
COMPARTILHAR
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou de uma videoconferência do Fórum de Governadores nesta quarta-feira, 7, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para discutir as ações de enfrentamento à dengue, que afetou diversos estados. No Tocantins, segundo o governo do estado, a situação está controlada, com 1226 casos suspeitos, dos quais apenas 35 foram confirmados.
Acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, e pela superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra, o governador destacou a estabilidade da situação no estado. Ele expressou solidariedade aos estados que enfrentam surtos da doença devido às condições climáticas, ressaltando a importância das campanhas de orientação, que serão realizadas através das redes sociais e da televisão.
A ministra da Saúde alertou sobre os surtos de dengue em vários estados e enfatizou a necessidade de intensificar os cuidados e a prevenção. Ela destacou que as condições climáticas, como o calor recorde e chuvas acima da média desde o ano passado, contribuíram para o aumento dos focos do mosquito transmissor. A ministra convocou a cooperação federativa de todo o Brasil para enfrentar a dengue e informou sobre o repasse adicional de R$ 1,5 bilhão para estados e municípios.
Nísia anunciou a inclusão da vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) como uma importante conquista da ciência e da saúde após 40 anos de enfrentamento às epidemias. Segundo ela, a vacinação será progressiva, considerando a limitação de doses produzidas. A distribuição inicial será baseada na incidência da doença, e as crianças entre 10 e 14 anos serão imunizadas.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, destacou as ações coordenadas com os municípios para o controle do vetor, reativação do Comitê de Operações de Emergência, acompanhamento diário dos dados e capacitação contínua dos agentes de endemias. Ele enfatizou a importância da participação da população no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.
Municípios
Nesta quinta-feira, 8, o governador e o secretário estiveram com o presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Diogo Borges, para tratar sobre o assunto e levar a mensagem da continuidade do cuidado contra a dengue a todos os demais municípios. Tanto o governo, quanto a ATM mostraram ações que funcionam e confirmaram a colaboração na luta contra o mosquito.