Será celebrada nesta quarta-feira, 4, a missa de um ano da morte do ex-governador José Wilson Siqueira Campos. A homenagem será realizada às 18h30, na Catedral do Divino Espírito Santo, localizada na Praça dos Girassois, e contará com a presença do ator e cantor mineiro Moacyr Franco e outras autoridades locais.

Nascido no ano de 1928, o cearense iniciou sua vida política no então norte de Goiás, sendo vereador e posteriormente deputado federal durante cinco mandatos. Durante seu período na Câmara dos Deputados, Siqueira Campos iniciou sua luta para a emancipação do território onde se localiza atualmente o estado do Tocantins, que deu seus primeiros passos ainda no século 17, com nomes como padre Antônio Vieira, Joaquim Theotônio Segurado, professor Ruy Rodrigues da Silva, entre outros.

Siqueira chegou a ser preso pela causa separatista, e passou por uma greve de fome de quase 100 horas devido aos vetos do então presidente José Sarney às propostas de criação do estado. Após pressão interna e externa, com mais de 100 mil assinaturas, o então presidente nomeou uma comissão de redivisão territorial em 1988, culminando na criação do estado no ano seguinte. 

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

Siqueira Campos renunciou ao seu cargo de deputado federal para ser o primeiro governador do Tocantins, função que ao longo dos anos assumiu novamente outras três vezes, sendo a última no mandato de 2011 a 2014. Considerado um dos maiores pioneiros do estado do Tocantins, ele também foi o parlamentar mais velho a tomar posse no Senado Federal, aos 91 anos de idade, como primeiro suplente do senador Eduardo Gomes (PL).