Indústria do Tocantins gera mais de 44 mil empregos formais em 2024, aponta Fieto
26 setembro 2024 às 13h33
COMPARTILHAR
O setor industrial do Tocantins é responsável por 44.190 empregos formais, segundo o levantamento mais recente do Guia Industrial 2024, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto). A análise dos dados, realizada pelo Jornal Opção Tocantins, revela que 92,1% desses empregos estão concentrados em apenas 20 municípios.
De acordo com o Guia da Fieto, entre os municípios, Palmas e Araguaína concentram o maior número de empregos formais na indústria. A capital lidera com 35,5% dos empregos, enquanto Araguaína é responsável por 20,5%. Paraíso do Tocantins, Gurupi e Alvorada também se destacam, com 6,6% cada, seguidos por Porto Nacional (3,9%) e Araguatins (2,5%).
O levantamento também apresenta a distribuição dos postos de trabalho por segmento industrial. A indústria da construção civil e do mobiliário aparece como a principal geradora de empregos no estado, representando 36,5% do total de vagas no setor.
A Lins Engenharia, empresa do ramo da construção civil, atuante a 5 anos na capital, por ano gera uma média de 60 empregos por ano, cada obra dura em média um a dois anos. Em entrevista ao Opção Tocantins, o proprietário e engenheiro civil, Pedro Roberto dos Santos Neto, destacou que pelas condições da capital, por ser um município em desenvolvimento é propício ao investimento e consequentemente a geração de emprego.
“Palmas é uma cidade que está em expansão e muitas pessoas decidem investir no ramo da construção tanto para moradia quanto para investimento. Acaba que na construção civil existem várias etapas e consequentemente muitos colaboradores fazem parte do processo como pedreiros, ajudantes, eletricista, pintor, gesseiro, ceramista, serralheiro entre outros dependendo da demanda do empreendimento. Então muitos prestadores de serviços são contratados dentro dos estágios da obra e gerando muitos empregos”, apontou.
Outros segmentos
Em seguida, está a indústria da alimentação, com 23,9%, e a indústria mecânica, metalúrgica e de material elétrico, com 12,7%. As indústrias urbanas, que englobam a concessão de serviços como energia elétrica e telefonia, são responsáveis por 9,1% dos empregos formais no Tocantins.
Confira a lista com os dados dos 20 municípios fornecidos pela Fieto:
Palmas – 35,5%
Araguaina – 20,5%
Paraíso do Tocantins – 6,6%
Gurupi – 6,6%
Alvorada – 3,9%
Porto Nacional – 2,5%
Araguatins – 2,5%
Pedro Afonso – 2,3%
Formoso do Araguaia – 2,3%
Aguiarnópolis – 1,9%
Colinas do Tocantins – 1,7%
Nova Olinda – 1,3%
Xambioá – 0,7%
Taguatinga – 0,6%
Natividade – 0,6%
Guaraí – 0,6%
Augustinópolis – 0,6%
Almas – 0,6%
Peixe – 0,5%
Tocantinópolis – 0,5%