Morreu nesta sexta-feira, 8, vítima de complicações da Covid-19, a ex-deputada federal e ex-primeira dama de Gurupi, Dolores Nunes, 82 anos, mãe da prefeita de Gurupi Josi Nunes. Ela estava internada no Hospital Geral de Palmas (HGP), desde o dia 18 de agosto para tratamento de complicações da Covid-19. Dolores sofreu uma parada cardíaca e não resistiu. 

A confirmação da morte foi divulgada pela família por meio de nota. De acordo com comunicado, Dolores Nunes apresentou infecções que levaram a ser internada numa Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em Palmas. Detalhes sobre local do velório e do enterro ainda não foram divulgados. 

Dolores Nunes, tocantinense de Natividade, teve uma atuação destacada na política tocantinense. Foi deputada pioneira, tendo atuado na luta criação do Estado, ao lado do marido, então prefeito de Gurupi, Jacinto Nunes, até hoje considerado um dos melhores gestores da “Capital da Amizade”, responsável pela modernização da cidade e implantação da primeira instituição de ensino superior no norte de Goiás, Fafich (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Gurupi). 

Além de primeira dama de Gurupi, Dolores Nunes foi deputada estadual de 1991/1995, deputada federal de 1995 a 1999. Foi a primeira mulher no Tocantins a conquistar uma cadeira no Parlamento Estadual e a ter o direito de representar o Estado na Câmara Federal. Ocupou a inda os cargos de secretária de Estado do Trabalho de Desenvolvimento Social (Setas), de 2009 a 2010 e de vice-prefeita de Gurupi, de 2013/2021 ao do então prefeito Laurez Moreira. Dolores era formada em Direito, pela Faculdade Anhanguera, Goiânia e professora da rede estadual de Ensino, tendo exercido o magistério em Gurupi em Trindade. 

Luto oficial 

A Prefeitura de Gurupi decretou luto oficial pela morte da mulher que se tornou referência na política do município e deixou um legado e lutas e conquistas que vem sendo seguido pela sua filha, Josi Nunes. A Assembleia Legislativa nota de pesar em nome de todos os seus integrantes. Prefeitos e líderes políticos do Estado tem se manifestado por meio das redes sociais, lamentando a morte da deputada pioneira. 

Nota de pesar  

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) lamentou a morte da ex-deputada Dolores Nunes, destacando o seu pioneirismo na política tocantinense. 

“Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento de Dolores Nunes, mãe da prefeita de Gurupi, minha querida Josi Nunes, ocorrido no início da noite desta sexta-feira, 8, em Palmas, onde estava em tratamento de saúde. 

Dolores Nunes foi a primeira mulher eleita deputada pelo Estado do Tocantins, fazendo história na política estadual, não somente pelo pioneirismo, mas sobretudo por seu protagonismo na luta e trabalho incessante pelo crescimento e fortalecimento da região de Gurupi e todo o nosso Estado. No cenário nacional, exerceu com maestria o mandato de deputada federal, deixando um legado de amor e dedicação por nosso Tocantins. 

Nesse momento de pesar e despedida, desejo que a graça de Deus e o conforto de seu Santo Espírito esteja presente no coração da minha amiga Josi Nunes, demais familiares, amigos e de todos os tocantinenses que neste momento, sentem a partida de Dolores Nunes. 

Wanderlei Barbosa 

Governador do Tocantins

Leia também:

Morre Hélio Furtado do Amaral, primeiro presidente do Adufg