Durante a cerimônia de lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) a senadora Professora Dorinha (União/TO), coordenadora da bancada do Tocantins no Congresso, conclamou parlamentares e governo federal a alavancarem recursos para construção do participou do hospital universitário da Universidade Federal do Tocantins. O lançamento ocorreu na tarde desta segunda-feira, 6, em Palmas com a participação dos ministros Rui Costa, da Casa Civil, Silvio Filho, de Portos e Aeroportos, Juscelino Filho, das Comunicações, André Fufuca, do Esporte e do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).

Dorinha destacou a necessidade de um hospital universitário que beneficiará não só os estudantes da área de saúde, mas também a população do Tocantins. Ela propôs ao ministro Rui Costa integrar recursos da bancada e recursos do governo. “A bancada vai ajudar e colocar dinheiro, mas que seja de forma integrada, para cada real da bancada, mais um real do Governo Federal”, disse.

Esforço

Outro destaque da fala da senadora Dorinha foi para os esforços feitos no início do ano para desembaraçar as obras que estavam paradas por conta de bloqueios do Tribunal de Contas da União (TCU). “Foi feito um grande esforço, primeiro para o TCU liberar as obras para continuidade e depois para reajustar os valores porque as prefeituras não têm condição de arcar sozinhas com as diferenças. Então, obras como creches e unidades de saúde precisavam ter sua continuidade para não perder o dinheiro já investido”, apontou.

Ela também enfatizou que o total de recursos já alocados é de R$ 35,7 bilhões e que entre as principais obras para o estado, está a conclusão da ponte sobre o Rio Araguaia, a pavimentação das BR-010 e BR-235, que são de grande importância para o estado e para o Brasil. “Todas as obras do Tocantins são de integração porque estamos no coração do Brasil”, observou a Senadora.

Dorinha também apontou a quantidade de obras e sua importância para o Tocantins, como o novo Hospital da Mulher e Maternidade em Araguatins e 3.649 moradias do Minha Casa, Minha Vida. A implantação da infovia estadual de conectividade de banda larga para 1.435 escolas e mais de 1,3 mil ligações do Luz para Todos também estão entre os principais investimentos planejados.
Por fim, Dorinha frisou a necessidade dos municípios incluírem mais obras e projetos no PAC Seleções, citado pelo ministro Rui Costa. “Precisamos de uma força tarefa, o prazo é até sexta, se organizem para inscrever o que é importante para cada um dos municípios”, disse.