Em 2023, o Tocantins contabilizou 15 acidentes relacionados a choques elétricos, resultando em 13 mortes, conforme dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). No ranking da Região Norte, o estado ocupa a 4ª posição em número de acidentes, enquanto, no cenário nacional, figura em 21º lugar entre as unidades da federação com maior número de ocorrências.

Um dos casos aconteceu recentemente em Palmas, onde Adriano Marques da Silva, de 41 anos, perdeu a vida após sofrer uma descarga elétrica enquanto instalava um lustre em uma casa de eventos na avenida Teotônio Segurado. A Polícia Civil informou que a vítima não resistiu, apesar das tentativas de reanimação realizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Nacional

No Brasil, mais de 200 mortes foram registradas em 2022 devido a choques elétricos em áreas residenciais, segundo a Abracopel. Fios partidos, mau uso de eletrodomésticos e sobrecarga de tomadas estão entre as principais causas desses acidentes.

Durante o “Agosto Vermelho”, mês dedicado à conscientização sobre os riscos da eletricidade, a Energisa distribuiu 10 mil protetores de tomadas e planeja entregar mais 15 mil até o final do ano em ações do projeto Nossa Energia, que também inclui palestras educativas e a troca de lâmpadas por modelos de LED.

A coordenadora de saúde e segurança da Energisa, Luciana Teixeira, alerta que o uso de eletrodomésticos com mãos ou pés molhados é uma das principais causas de acidentes. “Usar eletrodomésticos ou eletroeletrônicos com as mãos ou pés molhados, por exemplo, aumenta a chance de sofrer um acidente elétrico. Por isso, é importante tomar cuidado ao manusear qualquer aparelho que use água e energia, como a máquina de lavar roupas,” ressalta.

Alerta a cuidados

Entre as principais recomendações de segurança, a concessionária destaca a importância de desligar o disjuntor antes de realizar consertos em instalações elétricas, evitar o manuseio de aparelhos elétricos com mãos molhadas e utilizar calçados de borracha ao operar equipamentos ligados na tomada. Além disso, a empresa recomenda cuidados específicos com crianças, como o uso de protetores de tomadas e a manutenção adequada de fios e plugues.