No Brasil, segundo o último censo realizado em 2022 pelo IBGE, a população indígena é composta por 1.694.836 pessoas. Já no estado do Tocantins, com uma população estimada em 1.511.460, destes 20.023 são indígenas, de acordo com o Censo 2022. 

O Tocantins abriga nove etnias indígenas, representadas por aproximadamente 20 mil pessoas que se autodeclararam indígenas no Estado, de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As etnias incluem Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô-Kanela, Apinajé, Avá-Canoeiro e Pankararu. 

Essas comunidades estão distribuídas por várias regiões tocantinenses, ocupando terras indígenas demarcadas, como a Ilha do Bananal e áreas em Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium. Além disso, estão presentes em locais como Miracema, Tocantínia, Itacajá, Goiatins, Tocantinópolis, Maurilândia e Cachoeirinha.

Para articular serviços entre órgãos municipais, estaduais e federais, os povos indígenas do Tocantins contam com a estrutura da Secretaria de Povos Originários e Tradicionais (Sepot), que tem como secretário o cacique Paulo Waikarnãse Xerente. Ele explica que a Sepot foi criada pelo governo Wanderlei Barbosa e atua como referência para os grupos indígenas e tradicionais no Tocantins. “Estamos focados em desenvolver políticas públicas que atendam às necessidades dessas comunidades e promover a inclusão e o respeito à cultura indígena e também a quilombola”, disse.   

Participação nas eleições

Na participação da democracia para escolha de representantes políticos, 4.526 indígenas são eleitores aptos a votar em 2024, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Tocantins, participam das eleições 1.171.342 eleitores, nesse montante, a população indígena apta a votar representa 0,39% do eleitorado.

Ainda em processo de atualização, até a publicação desta matéria, neste sábado 10, no portal de notícias Jornal Opção Tocantins, o TSE registra 13 candidaturas indígenas para participar das eleições municipais de 2024. Sendo dois da etnia Apinajé; um da etnia Javaé; um da etnia Kanela; dois da etnia Karajá; cinco da etnia Krahô; e duas candidaturas não informaram qual a etnia pertencente.

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) nas eleições municipais de 2020, registrou 48 candidaturas de indígenas no estado. No pleito anterior, realizado em 2016, o número de candidatos indígenas foi de 37. Esses números representam um aumento de 29,73% no número de candidaturas de representantes das comunidades indígenas. 

A Justiça Eleitoral tocantinense realiza ações do programa permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Originários, nele é fomentada a importância da participação indígena nos processos eleitorais, seja com o voto ou como representante político.