Resultados do marcador: Queimadas
Alta é de 323% em comparação às primeiras semanas de agosto e Inmet alerta para baixa umidade do ar
Chamas se alastram e consomem a vegetação
Tocantins é o segundo estado com mais focos de calor, aponta Inpe
Ação conjunta percorreu bairros da capital com foco em prevenção e combate aos incêndios florestais; redução de 65% nas queimadas no Cerrado em maio foi destacada pelo comando da operação
Com o avanço da estiagem no Tocantins, cresce também a frequência de queimadas às margens das rodovias. A fumaça e o fogo próximos à pista afetam não apenas o meio ambiente e a saúde humana, mas também comprometem a infraestrutura viária e representam risco à condução segura de veículos.
Diante desse cenário, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Tocantins repassa orientações aos condutores sobre como agir ao se depararem com incêndios nas estradas. A recomendação inicial é reduzir a velocidade, o que contribui para aumentar o tempo de reação diante de eventuais imprevistos.
Outra medida é manter as janelas fechadas, como forma de evitar a inalação da fumaça. Também se recomenda o uso de faróis baixos e faróis de neblina, que proporcionam melhor visibilidade sem que a luz se reflita na fumaça.
Se, mesmo assim, a visibilidade continuar comprometida, a instrução é interromper a viagem. "Procure um local seguro fora da via e distante do fogo", orienta o Detran.
Aumento é atribuído a pior seca nos últimos 70 anos
O Estado foi o terceiro estado mais afetado pelas queimadas neste ano, atrás do Mato Grosso e do Pará
Área atingida pelas chamas ultrapassa o tamanho da cidade de São Paulo em mais de cinco vezes
Quatro incidentes foram registrados nas últimas duas semanas
Todas as multas para crimes ambientais foram majoradas, objetivo é que decreto sirva para desincentivar queimadas
