Em evento desta terça, 30, na Feira do Produtor (antiga rodoviária), em Porto Nacional, foram oficializadas as candidaturas para a reeleição do prefeito Ronivon Maciel e  do vice Joaquim do Luzimangues, ambos do União Brasil. Com uma ampla base de apoio, a adesão de 11 partidos à chapa e mais de noventa pré-candidatos à vereadores, a convenção teve presenças de muitos líderes políticos e prefeitos vizinhos: com destaque para Celso Morais (MDB), que fez sua convenção no dia 24 e Wagner Rodrigues (UB) que tem convenção marcada para esta quinta, 1º. 

Quando chegou no evento, Ronivon foi levado ao palco pelos braços da população. Um dos principais discursos dele foi a reafirmação de que iria fazer o asfaltamento de todas as ruas de Porto Nacional, instalação de lâmpadas de LED em todos os postes e a revitalização do Centro Histórico. Ele também disse que fará a ampliação do Polo Multissetorial e do Parque Agroindustrial de Luzimangues, além da implementação de telemedicina para médicos da zona rural, que será uma das prioridades de sua próxima gestão. 

Emendas Legislativas

O evento teve a participação também dos deputados federais Ricardo Ayres (Repu) e Carlos Gaguim (UB) que elogiaram a gestão de Ronivon. Ambos falaram das emendas que mandaram para a cidade graças às suas boas relações com os parlamentares. Eles também lembraram do apoio dos senadores Eduardo Gomes (PL) e Dorinha Seabra (UB) à gestão de Ronivon, assim como o “desprendimento do governador Wanderlei Barbosa (Repu)”, que se prontificou a continuar colocando Porto Nacional como prioridade em seu governo, seja quem for o escolhido pelo povo para governar a cidade. Ayres também relatou que não precisava falar do adversário. “Não precisamos falar do adversário, porque o nosso trabalho fala por si só”, pontuou o parlamentar. 

Não precisamos falar do adversário

Nos discursos durante a convenção, quase não foi citado o nome do adversário Toinho Andrade (Repu). A campanha parece ter sido focada em tentar mostrar as realizações da gestão. Ninguém, durante a convenção, sequer mencionou a última notícia de um suposto “esquema de rachadinhas” envolvendo Toinho e seu filho, Tony Andrade (PSD). O único apoiador de Ronivon que chegou a falar do deputado federal e adversário de Ronivon foi o ex-deputado Paulo Mourão (PT), que destacou que Toinho não tem destinado muitos recursos para Porto Nacional. “Não entendi porque um deputado federal que foi votado aqui em Porto Nacional até agora não disse nem porque está na Câmara Federal e quer vir ser prefeito: por que deputado Toinho? Fique lá, é lá que nós estamos precisando de você”, disse.

Funcionário do povo

Foto: Alex Jhon

Ronivon destacou durante seu discurso as obras que trouxe para Porto Nacional, a união que conseguiu com políticos e que ajudou a trazer para a cidade emendas parlamentares. Também fez questão de agradecer ao governador Wanderlei Barbosa (Repu) pela atenção que vem recebendo, mesmo estando em lados opostos na disputa local. Ronivon Maciel também reforçou que já fizeram a construção de 100 casas populares e fez um apelo aos parlamentares para que esse número chegue a mil moradias. Finalizou mostrando um crachá que estava escrito “funcionário do povo” e disse: “afinal, como diz o crachá que todos nós estamos usando nesta noite, somos todos funcionários do povo”, concluiu.