Falta de respaldo nacional do diretório estadual do PT pode deixar Tocantins sem visita de Lula

02 abril 2025 às 08h59

COMPARTILHAR
Ao lado do Acre e Rondônia, o Tocantins é um dos poucos estados que o presidente Lula (PT) não visitou após a volta ao Palácio da Alvorada no seu terceiro mandato. A ausência do presidente em mais da metade da sua gestão, em um estado que ele teve maioria em 2022, chama a atenção.
Não visitar Acre e Rondônia, locais que tiveram, no segundo turno das eleições presidenciais de 2022, votações expressivas para o então presidente Jair Bolsonaro (PL), respectivamente 70,3% e 70,66% dos votos válidos , pode ser estratégico. Mas e o Tocantins, estado em que o petista obteve 51,36% dos votos válidos? Para 2024, Lula tinha prometido visitar todas as unidades ao longo do ano de eleições municipais, mas não foi isso que ocorreu.
“Acredito que o fato de a Direção Estadual não possuir respaldo nacionalmente e ainda não ter colaborado para a representatividade política do PT Tocantins na Câmara Federal, sem dúvida, fragiliza a situação do estado para que o PT tenha força para pedir uma visita do presidente Lula”, revelou uma fonte.
Há críticas à atual gestão do PT Tocantins, sob o comando de Zé Roberto (PT), entre elas o clima de embate constante do ex-deputado, que, segundo os relatos, coloca os discordantes no patamar de inimigo. O certo é que existem novos nomes para assumir seu lugar após as eleições de 6 de julho, com a missão de viabilizar a vinda de Lula ao estado. Um militante afirma: “sem dúvida nenhuma, o presidente Lula tem muito carinho pelo Tocantins, e a situação política favorecerá sua vinda”.
O PT Tocantins também vive a expectativa de o ex-deputado federal Célio Moura (PT) assumir uma vaga na Câmara Federal ainda nesta legislatura. O petista recorre ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a aplicação da nova regra das ‘sobras eleitorais’ e reassumir sua cadeira. Ele obteve 36.186 votos em 2022 pela Federação PT, PV e PCdoB e acredita que tem direito líquido e certo de voltar ao mandato.
Eleições 2024
Nas últimas eleições municipais, o PT Tocantins elegeu dois prefeitos e uma prefeita: Ednalva, em Rio da Conceição; José Salomão, em Dianópolis; e Manoel Moura, em Abreulândia, foram reeleitos. O partido também garantiu três vice-prefeitos: Drawlas Ribeiro, em Conceição do Tocantins; Jeferson Maciel, em Couto Magalhães; e Hagamenon, em Santa Fé do Araguaia. Além disso, conquistou 23 cadeiras de vereadores, sendo seis ocupadas por mulheres, com destaque para o Coletivo Somos, em Palmas
Leia também:
Célio Moura vai até o STF para solicitar que seja inserido na decisão sobre sobras eleitorais