Show de R$ 400 mil com Solange Almeida em Paranã é defendido por prefeito como investimento turístico

04 junho 2025 às 08h30

COMPARTILHAR
Em entrevista concedida nesta terça-feira,3, ao Jornal Opção Tocantins, o prefeito de Paranã, Fábio da Farmácia (Republicanos), comentou os recentes dados divulgados pelo Índice de Progresso Social (IPS) 2025, que colocam o município entre os piores colocados do país em áreas como saúde, educação e saneamento. Questionado sobre os investimentos públicos durante a temporada de praia, especialmente a destinação de R$ 400 mil para o show da cantora Solange Almeida, marcado para 19 de julho, o gestor defendeu a legalidade e a finalidade do recurso, destacando que o montante tem origem no Governo do Estado e é exclusivo para ações de turismo.
“O recurso não é do orçamento municipal. Foi repassado pelo Governo do Tocantins com finalidade específica de fortalecimento do turismo regional. É um valor vinculado, que não poderia ser usado para saúde ou educação, por exemplo”, esclareceu Fábio.
A contratação, segundo o prefeito, seguiu os critérios legais de inexigibilidade, com base na notoriedade da artista e sua capacidade de atrair público regional. A escolha foi feita considerando agenda, demanda turística e inserção no calendário oficial da temporada.
Turismo como vetor econômico
Fábio ressaltou que o investimento na temporada de praia, evento tradicional em Paranã há mais de duas décadas, não compromete os investimentos sociais e cumpre papel importante no estímulo à economia local.
“A praia movimenta o comércio, gera empregos temporários, fortalece a hotelaria e a gastronomia. É um ciclo econômico importante, que beneficia diretamente muitas famílias”, destacou.
Segundo o prefeito, embora não tenha sido realizada consulta pública formal, a organização da temporada se baseou em experiências anteriores, escuta ativa da população e análise do impacto econômico observado em edições passadas.
Educação e saúde em foco
Questionado sobre os baixos índices sociais apontados pelo IPS, Fábio da Farmácia afirmou que a gestão tem trabalhado de forma planejada para enfrentar os gargalos, com resultados já observáveis.
Na educação, ele destacou o crescimento do IDEB entre 2020 e 2024, com reformas em escolas, ampliação da rede e a inauguração de creches, iniciativa inédita até então no município.
Na saúde, o prefeito apontou ações como a realização de mutirões de cirurgias, criação de Unidades Básicas de Saúde em regiões desassistidas e o planejamento para mais duas novas unidades. “Estamos enfrentando deficiências históricas com ações concretas e responsabilidade”, disse.
Desenvolvimento com equilíbrio
Sobre como equilibrar lazer e turismo com as carências sociais reveladas pelo estudo do Imazon, Fábio reforçou que sua gestão adota um modelo de desenvolvimento equilibrado.
“Trabalhamos com recursos próprios, emendas e parcerias para garantir melhorias em saúde, educação e infraestrutura. Mas também acreditamos que o turismo tem papel importante na geração de oportunidades. Nosso compromisso é avançar nas duas frentes, com planejamento e responsabilidade fiscal”, finalizou