Assim como fez em novembro do ano passado, na véspera da eleição de Amélio Cayres (Republicanos) para presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), o deputado Vilmar de Oliveira (Solidariedade), conhecido popularmente como Vilmar do Detran, mais uma vez mostra que é um aliado de primeira hora do colega de parlamento.

Nesta semana, Vilmar abriu as portas de sua residência para jantares de “confraternização” e políticos, onde articulou o nome de Amélio Cayres como candidato ao governo do Tocantins em 2026. No meio da semana, 20 deputados estiveram presentes; no final de semana, o senador Eduardo Gomes (PL) marcou presença. Em todos os encontros, Amélio aparece como figura central.

A capacidade de conciliação é uma marca registrada de Vilmar nos corredores da Aleto, o que facilita sua atuação como um verdadeiro meia de articulação para Amélio. Resta saber se essa movimentação é apenas por lealdade ao colega ou se Vilmar já mira uma possível vaga de candidato a vice na chapa de 2026.

Enquanto isso, as movimentações do presidente da Aleto o colocam como o candidato favorito do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) ou até mesmo de seu filho, Leo Barbosa (Republicanos), atual 1º vice-presidente da Aleto. Nos bastidores, comenta-se que Leo não tem interesse em disputar outro cargo em 2026, focando na reeleição e, quem sabe, no comando da Casa de Leis.