Prefeita Cinthia Ribeiro dá pistas sobre o seu escolhido na sucessão
08 março 2024 às 16h17
COMPARTILHAR
O tabuleiro do jogo político, definitivamente, não é uma ciência exata como quase sempre é o xadrez. É preciso enxergar as entrelinhas e, cada passo dos personagens envolvidos, são sempre minuciosamente avaliados. Na sessão de homenagem às mulheres, ocorrida na Assembleia Legislativa do Tocantins, na quinta-feira, 07, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), foi a escolhida do deputado Professor Junior Geo (Podemos). Em que pese ter o próprio esposo como deputado estadual, Eduardo Mantoan (PSDB) a condecoração veio do deputado Geo.
A tucana subiu ao púlpito, agradeceu o reconhecimento e homenagem e teceu elogios ao deputado, pré-candidato à sua sucessão. “Eu quero aqui deixar um agradecimento muito especial no dia de hoje ao deputado Junior Geo, à sua família, em particular ser agraciada com esse título, me faz ter uma responsabilidade ainda maior, com aquilo que você, que sua família – a Elza e os meninos – fazem no dia a dia, na essência. Sabem fazer, não a nova ou velha política, mas a boa política”, disse, emocionada, a gestora da capital.
A definição do nome do grupo político está atrelado a preferência da prefeita
Não apenas por esse discurso, mas também por outras demonstrações, como no evento de entrega dos novos ônibus, Cinthia Ribeiro tem demonstrado – mesmo que discretamente – sua preferência pelo Professor Junior Geo para ser o seu sucessor. Aliás, trata-se do candidato mais alinhado com a gestão, mesmo porque os outros três adversários prometem caça às bruxas, caso sejam eleitos. Ao seu turno, o deputado também se mostra alinhado com a prefeita.
Ao conceder entrevista a veículos de comunicação, Geo tem dito que a decisão sobre o nome que representará a situação está nas mãos da gestora: “Havendo essa definição dela (prefeita Cinthia), penso eu que a gente já faz o anúncio e começa a se movimentar em prol do nome escolhido”. O fato concreto é que dentre os nomes do grupo de Cinthia, ninguém tem mais musculatura política e possibilidades reais que o próprio Geo, candidato que ficou em segundo lugar nas eleições de 2020. Legítimo representante da capital no parlamento, o professor, ora deputado, sempre obteve votação expressiva em Palmas, onde já exerceu, inclusive, o cargo de vereador, por dois mandatos.
Possibilidade de Geo ser candidato pelo PSDB é real
Não será novidade se a prefeita – ainda na janela partidária – filiar Geo ao tucanato, mesmo porque a sigla não tem outro nome com esse peso político. Geo ajuizou ação judicial para ter garantias formais que o Podemos não lhe reivindicará o mandato de deputado, caso saia do partido, e aguarda a decisão do TRE-TO. Contudo, é fato que ele precisa se posicionar partidariamente, caso queira obter sucesso na eleição municipal.
Nunca é demais lembrar que Cinthia não é apenas a presidente estadual do PSDB, mas também líder do “PSDB Mulher” em nível nacional. Logicamente, suas solicitações e articulações tem peso considerável. Caso queira, a transição de Geo para o PSDB ocorrerá – por ordem das executivas nacionais das siglas – sem maiores percalços ou questionamentos.
Geo atua em várias frentes, contudo o objetivo é único: ser o candidato de Cinthia e Wanderlei
As articulações no sentido de obter apoio político dos dois chefes do executivo (governador e prefeita) não param. Apesar de ainda adotar postura comedida – respeitando seus princípios de “não vender a alma ao diabo” – Geo tem surfado com humildade e paciência, evitando ceder a chantagens, conduta corriqueira no meio político, diga-se de passagem.
No lançamento do programa governamental “Profe Digital”, que impulsionará o ensino no Estado com a entrega de 14 mil notebooks aos profissionais da educação, lá estava o deputado ao lado do governador Wanderlei Barbosa. Não é novidade que os profissionais da educação, assim como toda a comunidade envolvida com o tema, têm o deputado como referencial político. Contudo, sua participação na entrega dos equipamentos, como também a nítida aproximação com o gestor, demonstra sabedoria e expertise política para transitar em todos os ambientes e enxergar novas possibilidades.
O governador é habilidoso na política. Seu passado de glórias o credencia. Não será novidade, nestas circunstâncias, se o parlamentar for o escolhido do Palácio Araguaia que, só para lembrar, não ganha a eleição de prefeito na capital desde a eleição de Nilmar Ruiz, no ano 2000.