Um pouco de fair play não faria mal à Cinthia Ribeiro

25 outubro 2024 às 14h12

COMPARTILHAR
Não é de hoje que a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), faz críticas direcionadas à deputada e candidata à prefeitura, Janad Valcari (PL). Sua rede social preferida para isso é o X (antigo Twitter), o que lhe rendeu, entre opositores, a alcunha de “prefeita do Twitter”. No jogo político, acusações, provocações e trocas de farpas são comuns, mas é necessário um mínimo de bom senso para não ultrapassar os limites.
Recentemente, Cinthia publicou declarações que deixaram claro que esses limites foram extrapolados. Em postagens durante o segundo turno, a prefeita chamou Janad de “bicha escrota”, fez comentários pejorativos sobre sua aparência, como “franja sebosa” e “testa de amolar facão”, e questionou a declaração de amor da candidata ao companheiro, referindo-se a ele como “bandido”. As mensagens, além de ofensivas, reforçam uma retórica que beira a intolerância, e suscitaram reações críticas de vários setores, até mesmo alguns apoiadores da prefeita, já se posicionaram contrários às provocações.
A postura da prefeita teve repercussões jurídicas inclusive. A Justiça Eleitoral determinou que Cinthia exclua as postagens, considerando-as ofensivas à honra da candidata. O juiz Gil de Araújo Corrêa frisou que a suspensão das mensagens é medida necessária e impôs multa de R$2 mil por dia em caso de descumprimento. Até o momento da publicação desta matéria, o post na rede social ainda permanece inalterado.
Apesar de Cinthia não ser mais candidata, sua atuação intensa na campanha de Eduardo Siqueira Campos (Podemos) – adversário de Janad – tem mostrado que ela ainda busca protagonismo, mesmo sem disputar diretamente o cargo.
As provocações entre Cinthia e Janad não são novidade, mas a intensidade dos ataques nas últimas semanas sugere uma disputa que ultrapassou o debate político saudável. A prefeita, antes conhecida pela dificuldade em aceitar críticas e famosa por bloquear opositores, agora responde diretamente a mensagens, mas o tom ácido levanta questões sobre até que ponto é estratégico ou destrutivo para sua imagem e para a de seu candidato.
É evidente que, em uma eleição acirrada como a de Palmas, embates duros são inevitáveis. No entanto, é essencial que a discussão pública não perca de vista o respeito e a civilidade. No final, a vitória de um candidato não deve ser construída apenas sobre o desgaste pessoal do adversário, mas também sobre propostas e soluções concretas. Afinal, como líderes, todos têm a responsabilidade de elevar o nível da discussão, Cinthia principalmente, uma vez que é clara a sua intenção de concorrer ao executivo estadual em 2026.
Leia também:
Cinthia Ribeiro alfineta Janad sobre fiscalizações nas unidades de saúde
Protagonismo feminino: eleição para Prefeitura de Palmas terá mulheres como personagens principais
Novo capítulo no embate entre Janad Valcari e Cinthia Ribeiro