Cheques sem comprovação levam caso da ex-presidente do Coren-TO ao TCU
27 outubro 2025 às 10h51

COMPARTILHAR
O Tribunal de Contas da União (TCU) incluiu na pauta da sessão ordinária da Segunda Câmara, marcada para esta terça-feira, 28, às 10h30, a análise do processo nº 015.746/2025-9, referente a uma Tomada de Contas Especial instaurada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO).
De acordo com o tribunal, o procedimento foi aberto para apurar possível ato ilegal ou antieconômico relacionado à emissão de cheques e ao resgate de aplicação financeira em conta de titularidade do Coren-TO, realizados pela então presidente Ana Maria Lage Rabelo, sem comprovação da destinação dos recursos.
Segundo informações disponíveis no site do Coren-TO, Ana Maria Lage Rabelo presidiu a autarquia no período de janeiro a junho de 2015, tendo sido posteriormente destituída do cargo.
Além de Ana Maria Lage Rabelo, também figuram como responsáveis no processo Fernanda Ribeiro Barbosa (irmã da ex-deputada estadual Luana Ribeiro) e Luany Azevedo de Sousa. A Tomada de Contas Especial tramita no TCU sob o número 623/2020 no sistema interno.
O processo, de relatoria do ministro Jorge Antonio de Oliveira Francisco, teve parecer emitido pelo subprocurador-geral Lucas Furtado, do Ministério Público junto ao TCU. A unidade técnica responsável é a Auditoria Especializada em Tomada de Contas Especial (AudTCE).
A sessão será transmitida ao vivo pelo portal do Tribunal de Contas da União, no endereço https://portal.tcu.gov.br/sessoes
