A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), com apoio da Polícia Militar, realizou neste sábado, 8, a apreensão de uma carga de mudas ilegais na TO-010, no trecho que dá acesso à cidade de Lajeado, na saída de Palmas. A mercadoria estava sendo comercializada de forma irregular, em desacordo com as normas de vigilância sanitária e fitossanitária do Estado.

Foram apreendidas 43 mudas, entre elas, citrus e outras espécies diversas. A carga foi destruída no aterro sanitário da Capital, como parte do procedimento para garantir a saúde fitossanitária da região. O proprietário da carga foi multado em R$ 3.600,00 pela infração.

De acordo com a legislação estadual é proibido a venda ambulante de plantas, pois essa prática pode acarretar riscos à agricultura local, como a introdução de pragas que não estão presentes no Estado, gerando prejuízos econômicos consideráveis.

A Adapec orienta a população a evitar a compra de mudas em comércio ambulante e alerta que, para a comercialização legal de plantas no Tocantins, os viveiros precisam ter o Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), além de estar devidamente cadastrados na própria Adapec.