Alexandre Guimarães confirma candidatura ao Senado em 2026 e fortalece laços com Laurez Moreira
04 novembro 2024 às 16h39
COMPARTILHAR
O deputado federal e presidente estadual do MDB, Alexandre Guimarães, confirmou publicamente sua candidatura ao Senado nas eleições de 2026, fortalecendo-se como um dos principais nomes na disputa por uma das vagas do Tocantins. A oficialização da candidatura aconteceu no final de semana, durante um evento em que Alexandre esteve ao lado do vice-governador Laurez Moreira (PDT), com quem tem estreitado os laços nos últimos meses.
A parceria com Laurez, que também é cogitado como candidato ao governo estadual, conforme ele mesmo já declarou, em entrevista exclusiva ao Jornal Opção Tocantins, marca uma aproximação estratégica entre as duas lideranças. Esse alinhamento ganha ainda mais relevância diante do afastamento de Laurez do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), sugerindo que Alexandre e Laurez podem formar um bloco independente na política estadual.
Além de sua candidatura ao Senado, Alexandre revelou que pretende lançar seu irmão, Raul Guimarães (MDB), já nesta eleição de 2026, como candidato a deputado federal.
Caminho até o Senado
Alexandre Guimarães, ao longo de sua trajetória no MDB, tem articulado uma base forte de prefeitos e lideranças locais, que podem dar suporte à sua campanha. A confirmação de sua candidatura antecipa uma disputa acirrada nas próximas eleições, com Alexandre buscando mobilizar suas bases e fortalecer alianças estratégicas, como a que vem construindo com Laurez.
Com um foco em ampliar a representação do Tocantins em Brasília, Alexandre sinaliza que está disposto a criar uma base de apoio sólida para o MDB. Ele tem ressaltado a importância de uma atuação mais próxima das regiões do estado, com uma proposta que busca integrar as demandas dos tocantinenses no cenário nacional.
Ainda estão sendo cogitados nomes, tanto para o Senado, quanto para o Executivo estadual, para o senado, além de Alexandre, o nome de Vicentinho Júnior (PP) também é uma possibilidade e Carlos Gaguim (UB), que terá o apoio de sua companheira de sigla, senadora Dorinha Seabra, única política que pode concorrer ao cargo de governadora sem correr riscos, uma vez que seu mandato como senadora está garantido até 2031.
Outro nome que também tem aspirações para o Palácio Araguaia é o senador Eduardo Gomes (PL). No entanto, sua estratégia carrega um risco e tanto: caso ele opte pela disputa ao governo e não vença, poderá ficar sem mandato, a menos que decida tentar a reeleição ao Senado ou buscar uma vaga como deputado federal.