Após baixa procura, Tocantins amplia faixa etária para vacinação contra a dengue
07 março 2024 às 13h53
COMPARTILHAR
No Tocantins,a campanha de vacinação contra a dengue foi ampliada para a população com idade entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. A medida considera a baixa procura pela imunização e tem o objetivo de agilizar o processo. A decisão de ampliar o público-alvo segue a recomendação do Ministério da Saúde (MS), conforme a Nota Técnica Nº 12/2024, encaminhada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) em 6 de março.
Segundo Diandra Sena, gerente de Imunização da SES-TO, a população nessa faixa etária no Tocantins é de 28.805 crianças e adolescentes, e até o momento foram recebidas 11.540 doses de vacinas, o suficiente para a aplicação da primeira dose em todos os indivíduos de 10 e 11 anos. No entanto, devido à baixa procura, a ampliação da faixa etária não compromete a disponibilidade de doses, e a SES-TO aguarda orientações do Ministério da Saúde sobre o envio de novas remessas.
A gerente enfatiza a importância de os pais e responsáveis acompanharem o calendário de vacinação para essa nova faixa etária, destacando a necessidade de estratégias de divulgação nos 14 municípios selecionados para garantir a efetivação da vacinação contra a dengue entre os adolescentes.
Distribuição
A distribuição e quantidade de doses enviadas a cada estado são coordenadas pelo Ministério da Saúde, considerando critérios como o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, a necessidade quantitativa de doses para a população-alvo, conforme a disponibilidade prevista pelo fabricante, e o cálculo do total de doses em uma única remessa ao município. Os municípios contemplados no Tocantins permanecem os previamente definidos.
Dengue
A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é uma doença infecciosa febril aguda que pode evoluir para quadros graves, não havendo medicamento específico para o tratamento até o momento. A vacinação visa reduzir as hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo, composta por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias.
Conforme o boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) atualizado em 27 de fevereiro de 2024, observou-se uma queda de 68,6% no número de casos confirmados de dengue em fevereiro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados detalhados das arboviroses no Tocantins são atualizados semanalmente e podem ser acessados através do link.