Após gafe, governador Wanderlei Barbosa retorna à região em que ponte Juscelino Kubitschek colapsou
28 dezembro 2024 às 20h26
COMPARTILHAR
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), voltou à região do Bico do Papagaio neste sábado, 28, para inspecionar pessoalmente as rotas alternativas criadas após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, localizada na BR-226. A visita ocorre em meio às críticas recebidas pelo governador, após uma postagem considerada insensível em suas redes sociais dias antes. Na publicação, Barbosa aparece relaxando em uma rede, acompanhada pela legenda que minimizou o tom da tragédia, causando repercussão negativa.
Durante a visita técnica, Wanderlei Barbosa percorreu os trechos rodoviários que estão sendo utilizados como alternativa ao fluxo interrompido na BR-226. Acompanhado pelo superintendente de Operação e Conservação da Ageto, Túlio Parreira Labre, o chefe do Executivo destacou que o governo estadual está comprometido em garantir a segurança e a mobilidade dos condutores que utilizam as vias na região. “Estamos aqui para garantir que as pessoas tenham condições seguras de transitar pelas nossas rodovias estaduais. Apesar da grande demanda na BR-153, nossas rotas alternativas estão funcionando bem e oferecem um caminho seguro para quem precisa acessar o Maranhão ou o Tocantins”, afirmou o governador.
Entre as iniciativas emergenciais, Wanderlei Barbosa anunciou que a travessia por balsas entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) deve ser implementada em breve, como uma solução temporária para a mobilidade na região. Além disso, foram avaliadas condições das rotas que passam por Darcinópolis, Angico, Axixá, e Sítio Novo, com extensões pela TO-134 e TO-201, que seguem até Imperatriz (MA).
Ainda na manhã de sábado, o governador visitou a 5ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, localizada em Araguatins. Ele parabenizou os bombeiros pelo trabalho nas buscas pelas vítimas desaparecidas no desabamento da ponte e agradeceu à vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, que enviou mergulhadores para reforçar os esforços de resgate.
Crise de imagem
A nova visita ocorre em um contexto de crise política e de imagem para o governador. Após sua postagem em tom considerado insensível, críticas surgiram de várias partes, incluindo da ex-senadora Kátia Abreu e da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro. Ambas questionaram a postura de Barbosa diante da tragédia, acusando-o de falta de empatia com as famílias das vítimas.
Na publicação, que já foi apagada, o governador aparece sorrindo, sentado em uma rede, com a legenda: “Após um dia triste na divisa entre o Tocantins e o Maranhão. Chegando em casa no Caroá comendo um PEIXE frito sentado na rede, feito pelo amigo /mauro_rodrigues_jalapao.” A postagem foi feita poucas horas após Barbosa visitar o local da tragédia que deixou vítimas fatais e desaparecidos, juntamente do Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) e do ministro dos transportes, Renan Filho.
A repercussão negativa foi imediata, com críticas vindas de cidadãos, políticos e autoridades. No X (antigo Twitter), usuários classificaram a atitude como uma demonstração de insensibilidade e falta de empatia. Um internauta comentou: “O governador do Tocantins seguiu a mesma linha de falta de noção do governador do Rio Grande do Sul diante das enchentes. Só faltou mudar a foto do perfil com o coletinho pra ficar bem na foto. Que falta de noção e empatia com o sentimento das famílias dessa tragédia.”