Após três dias de interdição parcial, o trecho da BR-153 em Guaraí, no centro-norte do Tocantins, foi totalmente liberado na noite desta quinta-feira (20). O tráfego voltou ao normal às 20h20, depois de um período de alerta devido ao risco de rompimento de uma barragem próxima.

Durante o dia, o trânsito seguia em esquema de “pare e siga”, utilizando apenas uma pista. A situação começou na segunda-feira (17), quando a Prefeitura de Guaraí identificou fissuras no km 346 da rodovia. Após avaliação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a interdição total foi necessária como medida de segurança.

Na terça-feira (18), uma das pistas foi liberada, permitindo a retomada parcial do fluxo de veículos. Entretanto, na manhã de quinta-feira (20), o trecho precisou ser interditado novamente devido ao risco de erosão provocado pelas fortes chuvas. Após nova análise técnica, a via foi completamente liberada à noite, mas as autoridades continuarão monitorando para garantir a segurança.

Sotiação de emergência

Além disso, a Prefeitura de Guaraí decretou situação de emergência no município por conta do aumento no nível do Ribeirão Tranqueira, que tem causado inundações, bloqueio de estradas na zona rural e interdições na BR-153. O decreto, válido por 180 dias, prevê medidas de apoio à população afetada e pode ser prorrogado se necessário.