O Ministério das Cidades anunciou a autorização para construção de 5.123 novas moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Serão investidos pelo governo federal um total de R$829,9 milhões. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta, 27. No Tocantins, foram autorizadas 192 unidades habitacionais, todas na cidade de Araguaína. 

O empreendimento faz parte das ações do governo federal, que possibilita moradia popular em diversas cidades do Brasil. Em Araguaína, as construções serão feitas no Residencial São Miguel. O cálculo do Ministério das Cidades aponta que 768 pessoas serão diretamente impactadas com essas novas casas no município, sem levar em conta a contratação de mão de obra. 

Além do Tocantins, diversos estados receberão as moradias, como o Amazonas que vai receber 496. No Nordeste, o Maranhão terá 444 novas moradias, Sergipe, 384, Bahia, 250 e Alagoas, 50.

Todas as novas unidades habitacionais serão construídas em áreas urbanas com acesso a infraestrutura essencial, como rede elétrica, saneamento, educação e transporte público, conforme determina a Portaria MCid Nº 725, de 15 junho de 2023. Conforme o governo federal, a construção dessas moradias segue as diretrizes da Lei que visa promover moradia digna e acessível em todo o país.