O artesanato do Tocantins está entre os participantes na 6ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), realizada de 20 a 29 de setembro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A Fenacce é uma das principais feiras do setor no Brasil, reunindo artesãos de todo o país, que representam seus estados em estandes temáticos, organizados pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).


Seis artesãos e entidades representativas do estado foram selecionados por meio de edital para expor e vender suas criações, feitas com materiais como capim-dourado, fibra de buriti, sementes e madeira, no estande reservado ao Tocantins.


“Esta é a quarta feira nacional no ano de 2024 que o Tocantins está participando. Com um estande maravilhoso, nós estamos com seis artesãos, entre artesãos individuais e entidades representativas. Temos uma série de matérias-primas diferentes, como o capim-dourado, sementes, palhas e madeiras, por exemplo. Já tivemos rodada de negócios e o Tocantins já está em destaque. Nós teremos novidades muito boas ao longo desses dez dias de Fenacce”, declarou a secretária-executiva da Cultura do Tocantins, Valéria Kurovski.


O evento celebra a criatividade e o talento dos artesãos, destacando a riqueza cultural do Brasil. Para o secretário nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual, Milton Coelho, o artesanato tocantinense é uma referência nacional. “A terra do capim-dourado tem reconhecimento nacional e é parte da nossa identidade, que merece o apoio das políticas públicas para mostrar o Tocantins para o Brasil e para o mundo”, atestou o secretário.


Na edição de 2023, os artesãos e entidades do Tocantins venderam e receberam encomendas que superaram a marca de R$200 mil. Eliene Bispo, presidente da Associação Dianopolina de Artesãos, afirma ter grandes expectativas para este ano: “Esperamos que seja igual ou melhor do que o ano passado, porque ainda estou vendendo para clientes internacionais que conquistei na última edição, na rodada de negócios. Queremos vender bem e alcançar novos lojistas para continuar vendendo o ano todo”, destacou.