Artista visual palmense promove exposição ‘Presença e identidade’ em escola de formação da Semed
15 novembro 2024 às 12h41
COMPARTILHAR
Em celebração ao mês da consciência negra, as obras da estudante de Design Gráfico de 20 anos Ana Raquel Gomes Santana, estão em exposição na Escola de Formação da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed). Com o tema “Presença e identidade”, a artista apresenta uma série de pinturas que destacam as faces e os detalhes da beleza de mulheres pretas, transmitindo feminilidade e ancestralidade em painéis vibrantes.
Ana Raquel revela que sua principal inspiração vem das mulheres pretas que a cercam diariamente. “Sou rodeada de pessoas negras, especialmente mulheres negras. Sei que, muitas vezes, não nos sentimos bonitas ou dignas de homenagens, mas quero que meus desenhos transbordam feminilidade e ancestralidade, representando mulheres reais. Mulheres negras compõem 28,5% da população brasileira, e ainda assim não encontrei muita representação desse grupo no mundo artístico”, declara a artista.
O estilo artístico da jovem aproxima-se do realismo, e seu processo criativo envolve pesquisa e planejamento. “Busco referências na internet e faço a produção de um quadro de ideias, onde determino detalhes, cores que serão usadas e acessórios que serão acrescentados. A partir desse quadro, começo a desenhar. Tenho o costume de ouvir música enquanto desenho, buscando playlists que se encaixem com a imagem que quero transmitir. Nesse processo, misturo planejamento e sentimento. Nem sempre o desenho sai exatamente como planejado, então faço ajustes, sempre tomando cuidado para manter a essência da imagem que quero transmitir”, explica Ana Raquel sobre suas criações.
Para a coordenadora da Escola de Formação da Educação, Ceiça Santana, a exposição é mais uma programação para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima quarta-feira, dia 20 de novembro. As telas ficarão disponíveis para apreciação na Semed até o final de novembro.