A reiteração do compromisso com o diálogo institucional entre os Poderes constituídos foi o ponto central dos discursos proferidos na abertura do Ano Legislativo 2024 na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), realizada nesta terça-feira, 6. Presidida por Amélio Cayres (Republicanos), a sessão destacou a leitura da Mensagem do Executivo.

Ao tomar a palavra, Amélio Cayres expressou gratidão pela parceria e compreensão dos poderes estaduais, em especial pelo apoio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e dos demais parlamentares. A ênfase foi dada ao compromisso de legislar e colaborar na condução dos trabalhos parlamentares.

Além de apresentar o balanço das atividades do Executivo, Wanderlei ressaltou a importância do trabalho dos deputados, sublinhando a cooperação e o respaldo em votações sensíveis, como a relacionada à Reforma da Previdência. “Nem sempre fazemos o que queremos, mas aquilo que, às vezes, somos obrigados a fazer”, destacou.

Ivory de Lira (PCdoB) enfatizou o esforço dos parlamentares na elaboração de leis que promovam a desburocratização. Outros deputados, como Eduardo Mantoan (PSDB), Professor Júnior Geo (Podemos), Professora Janad Valcari (PL), Vanda Monteiro (UB) e Wiston Gomes (PSD), expressaram compromisso em legislar para o bem comum dos tocantinenses.

Mensagem

Conforme determina a Constituição Estadual, a leitura da mensagem do Governador foi realizada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes. O documento resume as ações e programas do Governo nos setores atendidos pelo Estado.

O secretário destacou a relevância dos deputados na liberação de recursos por meio de empréstimos, mencionando a aprovação de um empréstimo de US$ 200 milhões junto ao Banco Mundial. Deocleciano ressaltou que a arrecadação efetiva do Executivo superou a previsão inicial, atingindo R$ 9,88 bilhões, impulsionada pelo aumento na safra e na oferta de empregos.

Presenças

Além do presidente da Aleto, estiveram presentes na sessão o vice-governador Laurez Moreira, a prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro, o presidente do Tribunal de Contas André Luiz de Matos Gonçalves, a presidente do Tribunal de Justiça Etelvina Maria Sampaio Felipe, a defensora pública geral Estellamaris Postal, o subprocurador geral de Justiça Marcelo Sampaio, entre outros.