Atriz usa traje e coroa de capim-dourado tocantinense em ensaio da Unidos do Viradouro
22 janeiro 2024 às 15h15
COMPARTILHAR
O capim-dourado voltou a brilhar em cadeia nacional. Dessa vez ensaio da escola de samba Unidos do Viradouro, no Rio de Janeiro, neste domingo, 21. A madrinha de bateria, a atriz Érika Januza, escolheu prestar homenagem às mulheres do Jalapão durante o pré-carnaval, relembrando sua estadia na região em 2017 durante as gravações da novela “O Outro Lado do Paraíso”. Adornando um traje especial confeccionado pelas talentosas artesãs tocantinenses Ilana Ribeiro e Dotora (Noemi Ribeiro), a atriz complementou seu visual com a coroa, parte do acervo do Governo do Tocantins, mantida pela Secretaria da Cultura (Secult).
A coroa, concebida em 2021 e estreada na tradicional Festa da Colheita no povoado Mumbuca, tornou-se um ícone, brilhando em concursos de beleza e no 16º Salão do Artesanato, em Brasília. Érika Januza enfatizou a importância do capim-dourado e a tradição que é transmitida de geração em geração. A atriz, que conheceu o Jalapão, expressou sua conexão com a cultura tocantinense e destacou a força do trabalho das artesãs Dotora e Ilana.
A artesã também reforçou a importância do apoio do Estado para que a cultura tocantinense alcance novos espaços. “Eu fiquei muito feliz com o empréstimo da coroa. Quando entrei em contato com o secretário Tião Pinheiro ele me atendeu pessoalmente e para mim é importantíssimo ter a cultura do Estado apoiando nessa questão. É gratificante saber que a gente pode contar quando precisa. É importante que essa coroa esteja lá e também saber que quem a fez, o Luiz Fernando Carvalho, um rapaz muito talentoso, é alguém do Tocantins”, complementou.
Ilana Ribeiro, diretora de projetos da Associação dos Artesãos e Extrativistas do Povoado Mumbuca, compartilhou sua gratidão pela ligação estabelecida durante as gravações da novela e elogiou Érika Januza por cumprir a promessa de apoiar projetos locais. Ressaltou também a importância do respaldo do Estado para promover a cultura tocantinense.
O secretário da Cultura, Tião Pinheiro, falou sobre a relevância da divulgação promovida pela atriz, reconhecendo o talento envolvido, inclusive do estilista Luiz Fernando Carvalho, e reiterou o compromisso da Secult em fortalecer o setor cultural, conforme a orientação do governador Wanderlei Barbosa. “A ação que culminou com essa exposição maravilhosa feita pela Érika Januza contou com as iniciativas da própria atriz, da Ilana Ribeiro e, claro, tem o talento também da sua tia Dotora e do estilista Luiz Fernando Carvalho. O apoio da Secult a essa iniciativa segue a orientação do governador Wanderlei Barbosa, que nos confiou a missão de fortalecer o setor devolvendo o protagonismo a nossos fazedores de cultura”.